Reabertura de embaixadas de Cuba e dos Estados Unidos a 20 de Julho

Reabertura de embaixadas de Cuba e dos Estados Unidos a 20 de Julho
| Política
Porto Canal

As autoridades cubanas anunciaram hoje que a reabertura de embaixadas em Washington e em Havana, marco do restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, está prevista "a partir de 20 de Julho".

Numa carta entregue hoje às autoridades cubanas, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama confirmou "a decisão de restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países e de abrir missões diplomáticas permanentes nas respetivas capitais a partir de 20 de julho" próximo, anunciou o ministério dos Negócios Estrangeiros cubano, em comunicado.

Esta carta dirigida ao chefe de Estado cubano, Raul Castro, foi entregue esta manhã ao ministro dos Negócios Estrangeiros interino, Marcelino Medina, pelo chefe da seção de interesses norte-americana (Sina) em Cuba Jeffrey.

Raul Castro confirmou a abertura da embaixada cubana nos EUA, numa carta enviada a Obama, informou a televisão estatal da ilha.

As relações diplomáticas entre os dois países estavam suspensas desde 1961, após uma decisão do presidente norte-americano John F. Kennedy, na sequência de uma aproximação dos revolucionários castristas com a URSS e a confiscação dos bens norte-americanos.

Desde 1977, os dois países, separados apenas pelo estreito da Florida (sudeste dos), estão representados apenas através de seções de interesses em Washington e Havana, encarregadas de tarefas consulares.

A reabertura de embaixadas segue-se ao anúncio histórico, em dezembro, de uma reaproximação entre estes dois países, após mais de cinco décadas de hostilidade e desconfiança.

No final de maio, Washington levantou o principal obstáculo ao restabelecimento de relações diplomáticas, ao retirar Cuba da "lista negra" norte-americana de Estados que apoiam o terrorismo.

 

 

 

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.