Figueiró dos Vinhos assina protocolo para gestão integrada da ribeira de Alge

| País
Porto Canal / Agências
Figueiró dos Vinhos, Leiria, 25 jun (Lusa) -- Diversas entidades assinam na sexta-feira um protocolo para a elaboração e implementação do plano de gestão integrada da ribeira de Alge, no concelho de Figueiró dos Vinhos, que contempla a criação de um Centro de Reabilitação em Ecossistemas Ribeirinhos.

O acordo de colaboração junta este município do norte do distrito de Leiria, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, as universidades de Aveiro e de Évora, e a Escola Superior Agrária de Coimbra.

No documento, a que a agência Lusa teve hoje acesso, lê-se que o plano de gestão integrada da ribeira de Alge visa "a valorização territorial sustentável do concelho" e pretende assumir-se como um "projeto-piloto replicável para toda a região da serra da Lousã".

"Há a intenção inequívoca de o plano de gestão integrada da ribeira de Alge [que nasce no concelho de Figueiró dos Vinhos na serra da Lousã e tem uma extensão de cerca de 40 quilómetros], alargar-se à comunidade científica e civil, conferindo-lhe um cariz multidisciplinar que assentará, fundamentalmente, na requalificação ambiental e cultural da ribeira de Alge e área envolvente, potenciando e promovendo a valorização ecológica, cultural, social e económica deste curso de água", refere o protocolo.

Segundo o documento, a ribeira, que constitui a "coluna vertebral" do concelho, possui locais, infraestruturas e elementos "de elevada riqueza e interesse natural, económico e sociocultural", como o posto aquícola de Campelo, as fragas de São Simão ou a foz de Alge.

O protocolo, com duração de três anos, renovável, pretende estabelecer uma colaboração institucional e técnico-científica constante e regular entre as entidades, e integra, entre outras valências, a criação de um Centro de Reabilitação em Ecossistemas Ribeirinhos.

Este "assentará no desenvolvimento, promoção e investigação de técnicas e metodologias de gestão de recursos naturais ribeirinhos, implementação de boas práticas de gestão e manutenção de galerias ripícolas e dos recursos piscícolas" da região.

O acordo é assinado às 14:30, na Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos. Na cerimónia, é esperada a presença da ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.