Ricardo Carvalho a dias de se tornar o jogador mais velho de campo de Portugal

Ricardo Carvalho a dias de se tornar o jogador mais velho de campo de Portugal
| Desporto
Porto Canal

Ricardo Carvalho pode, no sábado, na Arménia, tornar-se no jogador de campo mais velho a vestir a camisola da seleção portuguesa de futebol, um cenário inesperado para o defesa central de 37 anos.

"Chega a uma fase em que, devido à idade, começamos a pensar ano a ano, mas sinceramente nunca pensei jogar até tão tarde", afirmou Ricardo Carvalho em conferência de imprensa, após o treino de Portugal em Tbilisi, na Geórgia.

No sábado, em Erevan, contra a Arménia, em jogo de qualificação para o Euro2016, o central pode somar a sua 80.ª internalização e superar António Veloso, que tem esse 'título' desde 1994, como o mais velho jogador de campo a representar a seleção lusa.

"A idade passa e eu estou a prolongá-la. Não sei a que idade irei terminar a carreira, já faltou mais, mas não quero pensar nisso. Não penso jogar até aos 40 anos. Penso acabar a carreira a um bom nível", confessou.

Carvalho, que na sua longa carreira passou por clubes como o FC Porto, Chelsea, Real Madrid e mais recentemente Mónaco, tem como principal objetivo ajudar Portugal a qualificar-se para o Europeu do próximo ano, um competição que o próprio jogador nem sabe se irá estar presente.

"Não penso no Europeu, penso em ajudar Portugal a estar no Europeu. Não sei como vou estar daqui a um ano. Vivo o momento e tenho esperança em lá chegar, mas nem tudo depende de mim", disse o jogador nascido em Amarante.

Em final de contrato com o Mónaco, Ricardo Carvalho revelou que ainda não renovou a sua ligação, mas espera continuar a atuar, pelo menos mais uma temporada, no clube que disputa o campeonato francês e que é treinado pelo seu compatriota Leonardo Jardim.

Para o diretor da Unidade de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), José Carlos Noronha, a longevidade de Ricardo Carvalho é mesmo um caso de estudo.

"Ele pode jogar perfeitamente até aos 40 anos e será um 'case study' de longevidade e eficácia. Tem um dos melhores ADN, nunca teve lesões e tem muito cuidado com ele próprio", explicou o médio José Carlos Noronha.

Portugal está a realizar um estágio de quatro dias em Tbilisi, tendo em vista o jogo de sábado frente à Arménia, em Erevan, do Grupo I de qualificação para a fase final do Europeu, que vai decorrer no próximo ano, em França.

A comitiva portuguesa fica na Geórgia até quinta-feira, dia em que realiza mais um treino no Estádio Mikheil Meskhi, partindo de seguida em direção a Erevan. Três dias depois, Portugal defronta a Itália, num particular que se vai realizar em Genebra, na Suíça.

Após quatro jornadas, Portugal lidera o Grupo I, com nove pontos, contra sete de Dinamarca e Albânia e um de Sérvia e Arménia.

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.