Peça "Tentativas para matar o amor", de Marta Figueiredo vence Grande Prémio de Teatro

| País
Porto Canal / Agências
Lisboa, 22 mai (Lusa) -- O Grande Prémio de Teatro Sociedade Portuguesa de Autores/Novo Grupo foi hoje entregue a Marta Figueiredo, pela peça "Tentativas para matar o amor", disse à Lusa fonte da cooperativa de autores.

A peça será publicada pela Imprensa Nacional/Casa da Moeda e levada à cena, no próximo ano, no Teatro Aberto, em Lisboa.

O júri foi presidido pelo encenador João Lourenço e foi constituído ainda por Vera San-Payo Lemos, Marta Dias, Rui Mendes, Luís Filipe Costa, Tiago Torres da Silva, João Gomes e Francisco Pestana.

O ano passado o prémio distinguiu a peça "Ao vivo e em direto", do escritor Raul Malaquias Marques, jornalista da agência Lusa.

A vencedora foi conhecida na sessão comemorativa do 90.º aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) que coincide com o dia do Autor Português, tendo sido também entregue o Prémio de Consagração de Carreira a José Luís Tinoco.

Na sessão realizada na sala Carlos Paredes, num edifício próximo da sede da SPA, em Lisboa, foram também entregues as Medalhas de Honra da cooperativa ao compositor e músico António Pinho Vargas, ao fadista Carlos do Carmo, que cantou algumas composições de José Luís Tinoco, como "No teu poema" e "O amarelo da Carris", ao ator e encenador João Mota, ao jornalista Joaquim Furtado, ao escritor José Luandino Vieira, ao historiador José Pacheco Pereira, ao músico Júlio Pereira e à divulgadora cultural Maria João Seixas.

Foram ainda entregues as Medalhas Pró-Autor à Biblioteca Nacional de Portugal, à Biblioteca da Universidade de Coimbra, ao Cante Alentejano, à Casa da Música, à Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, ao Lisbon & Estoril Film Festival, ao programa da RTP2 "Literatura agora", e ao Festival Curtas, de Vila do Conde.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.