Incêndio em Ponte de Lima não afecta Rally de Portugal

Incêndio em Ponte de Lima não afecta Rally de Portugal
| Desporto
Porto Canal

A primeira classificativa de hoje do Rali de Portugal, em Ponte de Lima, vai para a estrada, apesar do incêndio de quinta-feira e que ainda mantém uma frente ativa, disse à Lusa fonte da competição.

Em declarações à agência Lusa, Miguel Fonseca, assessor de imprensa do Rali de Portugal, garantiu que a prova vai realizar-se hoje de manhã de acordo com o programa inicialmente previsto.

"Há zonas do público que foram afetadas pelo incêndio, mas houve muito trabalho por parte dos bombeiros para garantir que a prova se pudesse realizar", frisou.

O responsável pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo disse hoje à agência Lusa que o incêndio em floresta que deflagrou na quinta-feira à tarde na freguesia de Cabração, no concelho de Ponte Lima, estava às 07:15 com uma frente ativa.

"Neste momento, temos uma única frente ativa com alguma extensão e sem acesso a veículos. Está a ser combatido com ferramentas manuais", adiantou o comandante Robalo Simões.

O fogo deflagrou às 14:33 de quinta-feira na freguesia de Escusa, Cabração e Moreira do Lima, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo.

Robalo Simões adiantou que no local estão hoje de manhã várias corporações do distrito, do Porto, Aveiro e Braga, devendo "chegar a qualquer momento" dois pelotões de militares para ajudar no combate.

Miguel Fonseca enalteceu o trabalho dos bombeiros no local, frisando que durante toda a noite trabalharam no sentido de controlar a situação e de fazer tudo para "afetar no mínimo toda a zona da prova em Ponte de Lima".

"As zonas de público afetadas foram devidamente trabalhadas para que se mantenham, não temos qualquer tipo de cancelamento de zonas de público. Vamos sim ter uma especial num cenário mais cinzento do que estava esperado, mas a prova vai seguir sem qualquer tipo de alteração", disse Miguel Fonseca.

No combate às chamas estão 203 operacionais, apoiados por 56 veículos.

O norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen) arranca hoje para o segundo dia do Rali de Portugal como líder da prova, depois de ter sido o mais rápido na superespecial de quinta-feira, em Lousada.

Os pilotos têm pela frente seis provas especiais de classificação e Mikkelsen parte com meio segundo de avanço sobre o francês Sébastien Ogier, campeão do mundo e líder do Mundial, que terá a tarefa de abrir a estrada a partir das 09:40.

+ notícias: Desporto

FC Porto B: Domingo cinzento na Choupana. Crónica de jogo

A equipa B do FC Porto desperdiçou uma oportunidade de entrar no top-5 da Liga Portugal 2 e regressou da Choupana sem pontos após sofrer um desaire contra o Nacional, na Madeira, por 4-0. Depois de uma vitória em casa do terceiro classificado AVS (2-0) e de um empate caseiro frente ao comandante Santa Clara (2-2), os “bês” portistas tropeçaram no reduto do vice-líder e mantêm-se no sétimo lugar com os mesmos 44 pontos - menos dois do que o Tondela, que é quinto.

Pela primeira vez na história, SC Coimbrões leva a Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões venceu, esta tarde, o Aliança de Gandra por 4-2 na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que decorreu no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

FC Porto (Basquetebol): Ineficácia custou um título. Crónica de jogo

A equipa de basquetebol do FC Porto sofreu um desaire frente ao Benfica, por 66-72, e não conseguiu juntar a Taça Hugo dos Santos à Taça de Portugal conquistada em março diante do mesmo adversário. Ao terceiro jogo em três dias no Multiusos de Gondomar, depois das vitórias frente à Ovarense e à Oliveirense, os portistas acusaram algum desgaste e foram incapazes de travar a série de vitórias do rival que dura desde a final da prova rainha.