Ogier está na corrida e pode igualar recorde de triunfos de Markku Alén

| Desporto
Porto Canal (JYL)

O actual bi-campeão mundial, Sébastian Ogier, venceu quatro das últimas cinco edições da prova portuguesa e poderá igualar o recorde de triunfos do finlandês Markku Alén.

Markku Alén e Sébastian Ogier podem não ter algo em comum, além do sucesso desportivo na mesma modalidade. No entanto, existe algo que une os dois: Portugal. Foi aqui que ambos conseguiram a primeira vitória no WRC. No último dia da edição do Vodafone Rali de Portugal 2015, a ligação pode apertar ainda mais caso Ogier consiga igualar o recorde de cinco vitórias que fizeram de Alén a lenda entre os adeptos portugueses.

Os pilotos realizam esta quinta-feira, depois do shakedown, o primeiro troço cronometrado, uma superespecial em Lousada. Desde 1967 que o Rally de Portugal nunca deixou de acontecer e cumpre este ano a 49ª edição, 36 delas integradas no Campeonato do Mundo, um dos eventos mais emblemáticos.

No entanto, a maioria dos pilotos envolvidos tem pouca experiência nas estradas de terra por onde a corrida passará nos próximos dias, o que poderá trazer mais interesse. Desde 2001 que o rali estava afastado das regiões que passará nos próximos dias, como os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Vila Real e com base em Matosinhos (Exponor).

A actual dirigente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Michèle Mouton, defende a nova localização da competição.

“Para mim, a casa do Rally de Portugal é o Norte. Há uma grande paixão pelo rali e não foi isso que vi no Sul. Fui uma das pessoas que lutaram para mudá-lo do Sul para o Norte para regressar às origens da competição”, afirmou a francesa, que é a única mulher a vencer uma prova do WRC.

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto: Resultados do fim de semana

Equipas de futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol, natação e de boxe representaram o clube

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.