Almeida Henriques defende construção de matadouro de Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 20 ago (Lusa) -- O candidato do PSD à presidência da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, considerou hoje prioritária a construção de um matadouro no concelho, que é há muito reivindicada pelos criadores de gado da região.

Na sequência do encerramento da unidade de abate da PEC-Lusa, em junho de 2003 (por não respeitar as diretrizes comunitárias), os criadores de gado têm-se queixado do elevado preço que pagam pelo transporte dos animais para outras cidades.

Almeida Henriques, que esteve reunido com a Associação dos Criadores de Gado da Beira Alta (ACGBA), defendeu que "o setor agropecuário apresenta grande potencial económico e de emprego na cidade/região de Viseu" e que "a perda de dinamismo das últimas décadas justifica hoje uma política de crescimento e uma ação pública em contraciclo".

Nesse âmbito, entende que deve ser revisto o projeto já existente para a construção do matadouro regional de Viseu, de forma a redimensioná-lo às atuais necessidades produtivas dos pequenos e médios operadores e seguindo "uma lógica de proximidade e influência local e regional".

"Negar a nossa base agropecuária seria rejeitar uma janela do presente e do futuro de Viseu. A marca rural está presente no ADN do concelho e da região", frisou Almeida Henriques.

O antigo secretário de Estado Adjunto da Economia referiu que "as atividades agropecuárias têm um papel insubstituível na valorização da terra, na coesão social e na formação de rendimento dos pequenos agricultores nas freguesias rurais".

Com o objetivo de construir um novo matadouro regional em Viseu, foi constituída em junho de 2007 a MateViseu, tendo como principal acionista o belga Jan Swaegers, que se comprometeu a assegurar mais de metade dos 535 mil euros de capitais próprios.

A lista dos 14 acionistas incluiu Jan Swaegers, com 305 mil euros (57%), a ACGBA, com 50 mil euros (9,3%), e a Câmara Municipal de Viseu, com 38.500 euros (7,1%), que foram os principais impulsionadores do matadouro.

As câmaras de Moimenta da Beira, Sátão, Sernancelhe, Penalva do Castelo, Aguiar da Beira (do distrito da Guarda) e Vila Nova de Paiva, a Associação de Criadores de Gado da Beira Távora, a Cooperativa Agrícola do Sátão, a Agroviseu e dois particulares (um talhante e um produtor) também integraram a sociedade.

O projeto da MateViseu não chegou a avançar, devido ao indeferimento de uma candidatura ao Proder (Programa de Desenvolvimento Rural).

Após a reunião com a ACGBA, Almeida Henriques considerou também ser necessário rever o protocolo de cooperação entre o município de Viseu e a associação "para enquadrar uma nova visão de colaboração".

Um dos objetivos passará por "estimular medidas locais de promoção sanitária animal e de segurança alimentar, enquanto fatores de proteção da qualidade e de valorização da produção local".

Nas eleições autárquicas vão disputar votos em Viseu, além de Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Helder Amaral (CDS/PP), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.