Ao terceiro dia 70% dos voos programados da TAP estão a ser realizados

Ao terceiro dia 70% dos voos programados da TAP estão a ser realizados
| País
Porto Canal

A TAP informou hoje que às primeiras horas do terceiro dia de greve dos pilotos estão a ser realizados cerca de 70 por cento dos voos programados, dados que incluem os voos dos serviços mínimos.

O porta-voz da transportadora aérea TAP André Serpa Soares

afirmou à agência Lusa que se "está a verificar a tendência dos dois primeiros dias de greve ao se realizarem 70 % dos voos, incluindo os serviços mínimos, estando a ser cancelados cerca de 30 por cento dos voos".

A adesão à greve de dez dias dos pilotos da TAP e da Portugália (PGA) está a ser mais elevada na Portugália, o que afeta o aeroporto de Sá Carneiro, no Porto.

No segundo dia de greve, a TAP revelou que foram cancelados 79 dos 254 voos programados até às 17:30, realizando cerca de 70% da operação e repetindo assim os valores do primeiro dia.

Ao contrário, sobre a adesão à greve, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) afirmou no sábado que apenas 30% dos pilotos estiveram a trabalhar.

A adesão dos pilotos ao protesto foi sempre superior na PGA - nas assembleias gerais, 90% dos pilotos da TAP aprovaram a proposta de uma greve de dez dias, enquanto na PGA foi aprovada por unanimidade.

A TAP informou ainda que os serviços da companhia estão a fazer tudo para encontrar soluções para todos os passageiros com voos cancelados e adiados, nomeadamente "o encaminhamento para outras companhias aéreas, outros voos da própria TAP ou dando proteção em terra".

O SPAC marcou uma greve, entre 01 e 10 de maio, por considerar que o Governo não está a cumprir um acordo assinado em dezembro de 2014, nem um outro, estabelecido em 1999, que lhes dava direito a uma participação no capital da empresa no âmbito da privatização.

Nos dez dias de greve estarão em causa cerca de 3.000 voos e 300 mil passageiros.

+ notícias: País

Homicídios por violência doméstica e pedidos de ajuda aumentam na época do Natal

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) alerta que as situações de homicídio e pedidos de ajuda por violência doméstica aumentam no Natal e passagem de ano, por causa da pressão das festas natalícias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.