Trabalhadores da Efacec conseguem aumentos salariais após vários dias de greve

| País
Porto Canal / Agências
Porto, 28 abr (Lusa) -- Os trabalhadores da empresa de componentes elétricos Efacec, em Leça do Balio, Matosinhos, vão ter aumentos salariais entre os 25 e 55 euros, após vários dias de greve entre fevereiro e abril, anunciou hoje o sindicato do setor.

Porto, 28 abr (Lusa) -- Os trabalhadores da empresa de componentes elétricos Efacec, em Leça do Balio, Matosinhos, vão ter aumentos salariais entre os 25 e 55 euros, após vários dias de greve entre fevereiro e abril, anunciou hoje o sindicato do setor.

"Aumento salarial, justo e para todos, não sujeito a qualquer espécie de avaliação, valorização profissional dos trabalhadores, traduzindo o cumprimento dos direitos do Contrato Coletivo de Trabalho do Setor dos Fabricantes de Material Elétrico e Eletrónico e reforço dos direitos sociais", são as "conquistas" dos funcionários da Efacec, frisou o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (SITE-NORTE) em comunicado.

Entre fevereiro e abril, os trabalhadores da Efacec realizaram cerca de quatro dias de greve por mês para reivindicar aumentos salariais.

Os trabalhadores com salários até aos 800 euros vão receber mais 55 euros, vencimentos de 801 até 1.010 euros sofrem um aumento de 50 euros e quem recebe mais de 1.011 euros tem mais 25 euros por mês, lê-se na nota do SITE Norte.

A Efacec irá ainda concretizar até junho de 2015 requalificações profissionais (ajustamento da categoria profissional às funções), analisar a política de pontes para aplicar em 2016, reintroduzir as faltas por doença sem baixa até três dias, duas vezes por ano, e as faltas remuneradas para assistência à família.

"Este importante acordo só se tornou possível graças à unidade e forte determinação dos trabalhadores que, juntamente com o SITE Norte, resistiram a todas as pressões e manobras com que foram confrontados ao longo dos últimos meses, nunca esmorecendo na sua luta, garantindo, assim, a generalidade dos objetivos que se propuseram alcançar com a mesma", salientou.

A agência Lusa tentou obter um esclarecimento por parte da diretora de Comunicação da Efacec, mas não foi possível.

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.