"Os sete portugueses referenciados no Nepal estão todos bem" - José Cesário

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 abr (Lusa) - O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, disse hoje à agência Lusa que os sete portugueses referenciados como estando no Nepal, na altura do sismo, "estão todos bem" e não há notícia de qualquer ferimento.

"Os sete portugueses que estão referenciados como estando no Nepal foram todos contactados, estão bem, não têm qualquer ferimento e estão agora no processo de recolha dos seus pertences", disse José Cesário em declarações à Lusa.

O forte sismo que abalou hoje o Nepal fez pelo menos 876 mortos, segundo um novo balanço das autoridades, que declararam o estado de emergência nas zonas afetadas e pediram ajuda internacional.

"O balanço de mortes subiu para 876, incluindo 524 no vale de Katmandu", disse um porta-voz da polícia, Kamal Singh, à agência France Presse.

"Os trabalhos de socorro ainda estão em curso. Receamos que o balanço aumente à medida que removemos os escombros", acrescentou.

O sismo, de magnitude 7,9 na escala de Richter, teve o epicentro a cerca de 80 quilómetros de Katmandu, onde fez mais danos e, segundo um porta-voz da polícia nepalesa citado pela BBC, fez perto de 500 mortos.

O abalo foi sentido noutros países, incluindo a Índia, onde pelo menos 35 pessoas morreram, e provocou uma avalancha nos Himalaias que atingiu um campo base do Monte Evereste, matando pelo menos 10 pessoas, entre as quais alpinistas estrangeiros, segundo o departamento de turismo do governo nepalês.

O governo do Nepal declarou o estado de emergência nas zonas afetadas e apelou para ajuda internacional.

"Precisamos de apoio das várias agências internacionais que têm mais experiência e estão mais bem equipadas para lidar com o tipo de emergência que enfrentamos", disse o ministro da Informação nepalês, Minendra Rijal, citado pela cadeia britânica BBC.

MBA (MDR) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.