PNR vai limpar estátua de Braga ao cónego Melo que foi vandalizada com tinta

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 16 ago (Lusa) - O Partido Nacional Renovador (PNR) anunciou hoje que vai limpar a estátua ao cónego Eduardo Melo, colocada no sábado numa rotunda da cidade de Braga e vandalizada com tinta na noite de segunda para terça-feira.

"É intenção do PNR contactar com a Câmara Municipal de Braga no início da próxima semana e mobilizar militantes do partido para esse efeito. À cobardia e à destruição de património, o PNR responde com a civilidade, a nobreza e o voluntarismo dos seus militantes", refere, em comunicado.

No sábado, um grupo de cidadãos de Braga colocou uma estátua ao cónego Melo numa rotunda da cidade, na segunda-feira houve uma manifestação exigindo a sua remoção da peça e na manhã de terça-feira o conjunto escultórico apareceu vandalizado.

No pedestal, foram pintadas a vermelho as palavras "fascista", "assassino" e "padre Max", tendo ainda sido lançada tinta azul que atingiu a própria estátua.

O PNR já repudiou a vandalização da estátua e lembrou que o homenageado "nunca foi condenado por qualquer crime", tendo mesmo a Assembleia da República destacado os seus "relevantes serviços" ao país.

Os contestatários da estátua alegam que o cónego Melo "ficaria conhecido, após o 25 de Abril, por ter apoiado organizações de extrema-direita, apostadas no derrube do regime democrático, através de ações armadas que vieram a acontecer, com relevantes danos e vítimas humanas, e às quais deu cobertura moral e operacional".

Dizem ainda que o homenageado era "bem relacionado com o poder económico e político locais", tendo primado a sua ação "como intermediário de interesses privados" e usado a sua "capacidade de influência em favor dos amigos e daqueles que lhe eram subservientes".

Acusam-no de ter orquestrado "ataques a sedes de partidos democráticos, como o PCP, de sindicatos e de outras organizações de esquerda", e de ter apoiado atentados bombistas, "designadamente o que vitimou o padre Max".

Na Câmara de Braga, a colocação da estátua foi aprovada com os votos favoráveis da maioria socialista, enquanto os vereadores da coligação Juntos por Braga se abstiveram.

Uma petição exigindo a remoção da estátua já recolheu mais de 1360 assinaturas.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Três anos do fecho da Refinaria de Matosinhos. Da revolta dos trabalhadores à incerteza do futuro dos terrenos

A Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos a 30 de abril de 2021, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines. Três anos depois, os terrenos da antiga unidade de Leça da Palmeira estão a ser intervencionados num processo de longa data que remonta a 2020, quando foi anunciada a “descontinuação das operações de produção”.

Três distritos do Norte sob aviso amarelo devido à queda de neve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de dois para cinco os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve a partir desta terça-feira até quinta-feira.

Novas informações sobre camião que tombou na A1 

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).