Naufrágios no Mediterrâneo só serão resolvidos em terra - Comandante das Forças Armadas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 abr (Lusa) - O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Pina Monteiro, afirmou hoje que Portugal tem apoiado o socorro a naufrágios no Mediterrâneo mas que "não vai ser no mar que este problema se vai resolver".

"Estou certo que o Governo vai continuar a apoiar as missões das Nações Unidas, mas não vai ser no mar que este problema se vai resolver", afirmou Artur Pina Monteiro numa audição no parlamento, em que acompanhou o ministro e a secretária de Estado da Defesa.

Depois de questionado pela deputada bloquista Mariana Aiveca sobre o combate à imigração ilegal no mar Mediterrâneo e as tragédias recentes com a morte de largas centenas de pessoas, o comandante das Forças Armadas portuguesas contrapôs que Portugal tem participado com vários meios ao longo dos anos nas missões europeias.

"Com um navio de patrulha oceânico, um avião C295, um avião P3 e também com um submarino, em colaboração com outros países", disse.

O CEMGFA afirmou que os largos fluxos migratórios no sul da Europa decorrem da situação de tensão que se vive em países como a Líbia.

"Certamente que os imigrantes vão tender a fugir para Norte. Não é no mar que existe o problema", insistiu Pina Monteiro.

ATF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

Buscas por “possível queda de meteorito” em Castro Daire encontram-se suspensas

A Proteção Civil desmobilizou os meios de socorro da zona de Castro Daire, distrito de Viseu, onde houve relatos de uma "possível queda de meteorito", disse esta madrugada à Lusa fonte da organização, admitindo novas buscas de manhã.