Empresa de Vieira de Leiria investe cerca de 1,4 ME na ampliação e equipamentos

| País
Porto Canal / Agências

Marinha Grande, Leiria, 16 abr (Lusa) -- A empresa produtora de barras de aço inoxidável Böllinghaus Steel, instalada em Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, está a investir cerca de 1,4 milhões de euros na ampliação das instalações e na aquisição de equipamentos, revelou hoje a unidade.

Segundo informação da empresa, o "plano de investimentos em novos equipamentos e na ampliação" das instalações fabris visa "o aumento da capacidade produtiva e do volume de faturação".

Dos equipamentos, a unidade destaca "uma máquina de estirar, representando um investimento de cerca de 600.000 euros, e um túnel de lavagem, orçado em aproximadamente 100.000 euros".

"No processo de estiragem, as barras de aço previamente laminadas a quente são puxadas a frio através de uma abertura (fieira) com o perfil pretendido (sobretudo quadrado, retangular ou hexagonal), passando depois para o túnel onde são lavadas", explica a unidade.

Quanto à ampliação da unidade, os trabalhos contemplam "quatro novas áreas cobertas, contíguas aos pavilhões existentes", totalizando mais 2.627 metros quadrados, espaços que vão "permitir uma organização mais eficiente dos equipamentos de produção, bem como melhorar as condições de armazenamento".

Este investimento, de 750 mil euros, começou em agosto de 2014, prevendo-se a conclusão até maio, ficando a área total da fábrica com 13 mil metros quadrados.

De acordo com o diretor-geral, Bruno Pedro, a empresa encontra-se agora a avaliar um projeto para o trem de laminagem, que permitirá aumentar a gama de produtos, a qualidade do produto final e a redução de custos, "num horizonte temporal de três anos, com uma estimativa de custo de 12 milhões de euros".

"As perspetivas são para avançar, mas são sempre investimentos que demoram algum tempo a ser decididos e depois a execução tem o seu tempo", declarou à agência Lusa Bruno Pedro.

Em 2014, a Böllinghaus Steel, SA teve um volume de negócios de cerca de 43,9 milhões de euros, mais 9,3 milhões de euros do que em 2013.

"Os seus principais mercados são a Europa Comunitária e a América do Norte que, em conjunto, representam quase 90% das exportações", adianta a unidade que emprega cerca de 250 trabalhadores.

Esta empresa do distrito de Leiria contratou 60 pessoas, em 2014, tendo este ano entrado outras 20 para a unidade fabril.

"A contratação é para continuar, mas não num ritmo tão forte", referiu o diretor-geral.

A Böllinghaus Steel, SA instalou-se em Vieira de Leiria em 1996, quando adquiriu a massa falida da antiga fábrica de aços Tomé Feteira.

A empresa Vieira de Leiria é atualmente a unidade produtiva do grupo, com o mesmo nome, com sede na Alemanha, que completou 125 anos em 2014.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.