Maria Arménia Carrondo nomeada presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 abr (Lusa) - O Governo aprovou hoje a nomeação da investigadora Maria Arménia Carrondo para presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), sucedendo a Miguel Seabra, que se demitiu há uma semana invocando razões pessoais.

Maria Arménia Carrondo é docente do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa.

A nomeação foi aprovada hoje em Conselho de Ministros.

Cristalógrafa, transforma proteínas em cristais e usa técnicas de difração de raios-X para determinar, com minúcia, e mediante processos matemáticos, a estrutura das proteínas, das moléculas e dos seus constituintes, os átomos, sendo o seu trabalho, por isso, fundamental para o estudo de doenças e o fabrico de medicamentos.

Em 2013, integrou o Conselho Científico para as Ciências da Vida e Saúde da FCT.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia, entidade pública que subsidia a investigação, sob tutela do Ministério da Educação e Ciência, tem sido alvo de críticas por parte de bolseiros, que se queixam de cortes no financiamento, e, mais recentemente, por centros de investigação, universidades e sindicato do setor, que apontam irregularidades à avaliação que dá direito às unidades científicas de terem fundos para as suas atividades.

A FCT, ainda no mandato de Miguel Seabra, e a tutela têm refutado o desinvestimento na ciência e apontado rigor e transparência à avaliação dos centros científicos.

ER // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.