Banco de Portugal criticado por "falta de eficiência" no acompanhamento ao BES

Banco de Portugal criticado por "falta de eficiência" no acompanhamento ao BES
| Economia
Porto Canal (DYG)

O relatório com as conclusões preliminares dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão do Grupo Espírito Santo (GES) desaprovou o trabalho do Banco de Portugal no processo que levou à falência do grupo. O parecer foi apresentado esta quinta-feira.

Pedro Saraiva, relator dos resultados da CPI, num documento sumariado do relatório apresentado esta quinta-feira na Assembleia da República, constatou uma relutância e imobilidade por parte do GES e do BES no cumprimento das advertências que partiram do Banco de Portugal.

O relator afirma que o banco central português deveria ter adoptado acções "mais assertivas". Com as "sucessivas resistências, contradições e eventuais conflitos de interesse" da administração de Ricardo Salgado, Carlos Costa optou por "encontrar e implementar sem rupturas ou perturbações excessivas uma solução de mútuo acordo".

Apesar do Banco de Portugal ter intensificado o acompanhamento ao BES e aumentado a área de intervenção para as áreas financeiras e não financeiras não foi suficiente para evitar a carência de intervenção pública, afirma o social-democrata.

Pedro Saraiva salienta, ainda, que existe alguns factos ainda por apurar, nomeadamente, a origem e a finalidade dos movimentos financeiro que passaram pela ES Enterprise, a identificação dos destinatários e beneficiários das operações financeiras e créditos coligados à Eurofin e ao BESA e o destino final dos empréstimos de 450 milhões efectuados pela ESI às empresas do GES.

+ notícias: Economia

Boas notícias para os condutores. Preços dos combustíveis voltam a descer na próxima semana

A partir de segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, uma vez que o preço dos combustíveis vai voltar a descer.

Ministro da Agricultura admite que Banco de Fomento não está a corresponder 

O Ministro da Agricultura e das Pescas diz que o Banco de Fomento não tem a utilidade que devia ter.
Apesar da crítica, José Manuel Fernandes espera que, no futuro, venha a ser um instrumento mais vantajoso, lembrando que é importante executar os fundos europeus para que não haja cortes orçamentais nos próximos anos.

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta sexta-feira.