INAC obriga companhias aéreas a terem dois tripulantes no 'cockpit' em pernanência

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 mar (Lusa) - O Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) decidiu emitir uma diretiva de navegabilidade, que obriga as companhias aéreas a manterem "em permanência, no mínimo, dois tripulantes no cockpit, em todas as fases de voo".

A informação foi hoje avançada num comunicado da entidade reguladora e foi decidida no seguimento de contactos entre o instituto e a Agência da Aviação Civil Europeia, "com vista à concertação dos Estados Membros acerca das medidas a tomar" face às causas do acidente da Germanwings, indicou o INAC.

A nova diretiva é uma medida de caráter preventivo e "que será divulgada junto de todos os operadores", constituindo "mais um contributo para a melhoria da segurança em voo", tendo em conta a "mitigação" dos riscos associados ao acidente da transportadora.

"Apesar desta medida, manter-se-ão todas as práticas e procedimentos até agora adotados pelo regulador e que, direta ou indiretamente, têm elementos de conexão com a problemática da "falha humana" neste tipo de acidentes, ao nível das avaliações médicas", referiu ainda o INAC, acrescentando que estas incluem provas de aptidão física, mental e psicológica dos tripulantes e dos controladores de tráfego aéreo.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, já tinha anunciado hoje que o INAC iria emitir esta nova recomendação.

"Esta diretiva entrará em vigor de imediato", disse Sérgio Monteiro, acrescentando que esta será aplicável a todas as companhias aéreas sedeadas em Portugal.

IYS(RRA)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.