Conselho de Defesa e Segurança da Ucrânia aprova entrada de missão de paz

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 18 fev (Lusa) -- O Conselho de Defesa e Segurança da Ucrânia aprovou hoje a proposta do Presidente, Petro Poroshenko, para a entrada no país de uma missão de manutenção de paz da ONU, para impor o acordo de cessar-fogo.

O acordo de cessar-fogo foi quebrado no leste da Ucrânia, após Debaltseve, cidade ferroviária estratégica ter caído nas mãos dos rebeldes pró-russos.

Na sequência de mais um desaire, o Presidente ucraniano decidiu pedir o envio de uma missão de manutenção de paz para monitorizar a linha da frente com os separatistas e a porosa fronteira da Ucrânia com a Rússia, que o Conselho de Defesa e Segurança ainda aprovou hoje.

"Achamos que o melhor formato seria uma missão de polícia da União Europeia. Temos a certeza que será a efetiva e a melhor garantia de segurança", afirmou o Presidente Poroshenko.

O chefe de Estado da Ucrânia disse também esperar que as consultas para a constituição da força comecem rapidamente.

O conflito na Ucrânia teve início em abril de 2014 e já provocou a morte a quase seis mil pessoas.

MSE // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Eleições na Catalunha. Socialistas vencem e independentistas perdem maioria após 14 anos

Os partidos independentistas perderam a maioria que tinham no parlamento da Catalunha nas eleições regionais de hoje, que os socialistas venceram, segundo dados oficiais quando estavam contados 90% dos votos.

Número de mortos em Gaza ultrapassou os 35 mil este domingo

O número de mortos na Faixa de Gaza desde o início da guerra ultrapassou hoje os 35 mil, segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo movimento radical Hamas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.