Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro diz que caos é apenas "ligeiro" aumento da procura neste inverno

Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro diz que caos é apenas "ligeiro" aumento da procura neste inverno
| Norte
Porto Canal

O Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) admitiu hoje um aumento de 7% na afluência à urgência de Chaves entre os meses de Dezembro e Janeiro contrariando uma notícia que refere situação caótica nessa mesma urgência.

Uma notícia avançado hoje na comunicação social referia o caos que a urgêcnia do hospital de Chaves, integrada no CHTMAD, vive.

"A procura do serviço de urgência, entre os meses de Dezembro e Janeiro, foi ligeiramente superior mas nada de significativo, cerca de 7% comparativamente com dados dos anos anteriores", diz a resposta da administração da unidade de saúde.

A mesma nota admite que a época de gripe provocou uma maior afluência às urgências.

“Tal como nas restantes unidades hospitalares do país esta época gripal provocou uma pressão adicional sobre os serviços de internamento fruto da maior gravidade das situações clínicas dos doentes comparativamente com os anos anteriores”.

A administração do CHTMAD afirma que o ministério da Saúde autorizou a contratação de uma empresa privada médica, em regime de prestação de serviços, para o reforço sas equipas de triagem clínica nos três serviços de urgência para resolver o aumento de pessoas nas urgências.

“Julgamos estarem assim reunidas as condições para que seja possível ao CHTMAD melhorar a sua capacidade de resposta nos três serviços de urgência”, afirma a administração.

Em Janeiro o presidente da autarquia de Chaves, António Cabeleira, disse que era "lamentável" a situação vivida no hospital de Chaves visto existir na altura "uma quantidade de pessoas nos corredores e em macas pela falta de médicos que o hospital".

+ notícias: Norte

Acidente entre três carros e camião condiciona A28 em Matosinhos

Uma colisão em cadeia entre três carros e um camião condicionou a A28 no final da tarde desta quinta-feira, no sentido Sul/Norte. De acordo com fonte dos meios no local, o acidente envolveu dois feridos que foram transportados para o hospital.

Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu

Quatro homens e uma mulher foram detidas por alegado tráfico de estupefacientes em cinco concelhos da região de Viseu, anunciou a Guarda Nacional Republicana (GNR), que também apreendeu diverso material.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.