Protecção Civil emite aviso à população devido ao mau tempo

Protecção Civil emite aviso à população devido ao mau tempo
| País
Porto Canal

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população devido à chuva, queda de neve, vento e agitação marítima até sábado ao final da tarde.

Em comunicado, a ANPC adianta que o vento, precipitação e agitação marítima serão mas intensos entre o final da tarde de hoje e o fim do dia de sábado.

A ANPC indica também que, a partir do fim do dia de sábado, vai registar-se uma diminuição gradual da intensidade do vento e da precipitação, mas com "uma diminuição significativa dos valores da temperatura relativamente ao normal para a época".

Refere ainda que é expectável a queda de neve nas regiões do Gerês, Marão, Montesinho, Montemuro e Estrela, com cota a variar entre os 800 e 1.000 metros.

O aviso da Proteção Civil à população surge após a reunião realizada hoje com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da ANPC.

Face às previsões meteorológicas, a ANPC alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou acumulação de neve ou gelo, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundações, acidentes e danos em estruturas junto à orla costeira, intoxicações por inalações de gases e incêndios em casas.

Na nota, a Proteção Civil refere que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados.

Nesse sentido, recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a adoção de uma condução defensiva através da redução da velocidade, não praticar atividades relacionadas com o mar e ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.