Hospitais do Centro preveem poupar 3 ME em compra conjunta de medicamentos

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 20 jan (Lusa) - A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) disse hoje que a compra conjunta de medicamentos por parte de nove hospitais da região Centro pode levar a uma poupança de três milhões de euros.

Nove hospitais da região Centro assinaram hoje à tarde protocolos para a aquisição conjunta de medicamentos para 2015, gastando cerca de 45 milhões de euros na compra de 70 referências de medicamentos oncológicos e biológicos.

Esta compra conjunta "visa a equidade para os utentes e para os hospitais", sendo que as unidades hospitalares, com esta aquisição conjunta, "compram os medicamentos ao mesmo preço", dando-se ao mesmo tempo a garantia à indústria farmacêutica de que se paga "a tempo e horas", frisou o presidente da ARSC, José Tereso.

O acordo para 2015 envolve 14 laboratórios farmacêuticos e os hospitais de Leiria, da Cova da Beira, da Figueira da Foz, o Instituto Português de Oncologia de Coimbra, as unidades locais de saúde de Castelo Branco e da Guarda e os centros hospitalares de Coimbra, Tondela-Viseu e Baixo Vouga.

Na compra conjunta para 2014, foram adquiridas 236 referências de medicamentos, num total de 65 milhões de euros, tendo-se agora reduzido "para 70 [medicamentos], para se ter um maior ganho económico" na aquisição, explicou José Tereso.

Segundo o presidente da ARSC, a administração está também a "estudar outras situações", em que possa haver compras conjuntas por parte dos hospitais da região.

De acordo com a ARSC, a aquisição conjunta tem como vantagens "a redução de custos, a simplificação de procedimentos para aquisição do medicamento e normalização dos prazos de pagamento à indústria farmacêutica".

O processo para a compra conjunta de medicamentos, promovido pela ARSC, teve início em fevereiro de 2013 e realiza-se pelo terceiro ano consecutivo.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.