Urgências de Penafiel reforçam número de macas para doentes chegados de ambulância

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, Porto, 19 jan (Lusa) - O Hospital Padre Américo, em Penafiel, reforçou esta noite o número de macas na urgência para acelerar o atendimento dos doentes levados de ambulância, em dia de grande afluência, disse à Lusa o diretor clínico.

Segundo Barros da Silva, entre as 19:30 e as 20:30 verificou-se um pico de chegada de doentes à urgência transportados em ambulância, o que criou "uma situação pontual de bloqueio" na disponibilização de macas.

"Houve ambulâncias que tiveram de esperar entre 30 a 45 minutos devido a essa dificuldade. Quando a situação foi detetada, foram de imediato disponibilizadas mais macas para os doentes e o problema ficou resolvido", contou à Lusa.

Segundo o diretor, foram dadas instruções aos serviços da urgência para que duas macas adicionais fossem disponibilizadas para fazerem face a um eventual pico durante as próximas horas.

Questionado sobre o que motivou as dificuldades, Barros da Silva disse que chegaram a estar em simultâneo mais 160 doentes na urgência do Hospital Padre Américo e muitos deles apresentando "casos graves que exigiam avaliação mais prolongada".

"Essa é a grande dificuldade. Temos um elevado número de casos graves, a maioria de idosos", acrescentou.

O diretor clínico ressalvou que, apesar da forte afluência, o hospital ainda tem vagas para internamento.

A urgência do Hospital Padre Américo é a segunda maior do norte do país em número de atendimentos, a seguir ao Hospital de S. João, no Porto.

No início do mês, chegaram a ser atendidos mais de 600 doentes por dia.

APM // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Caldeirada gigante para celebrar Semana do Pescador em Vila do Conde

A Câmara de Vila do Conde, distrito do Porto, vai promover a segunda edição da Semana do Pescador, que, este ano, terá como destaque a confeção de uma caldeirada de peixe para centenas de pessoas, que será distribuída gratuitamente.

Oposição de Matosinhos critica executivo por "despesas ruinosas" com terrenos públicos

O PSD/Matosinhos criticou, esta quarta-feira, as “despesas ruinosas” da câmara, que ultrapassam os cinco milhões de euros, com os terrenos públicos para os quais está projetada a construção de um centro de cuidados continuados.

Hospital de Braga conta com novo tratamento para o Parkinson

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) implementou um tratamento pioneiro para a Doença de Parkinson em estado avançado. A Duodopa subcutânea é um tratamento que vai permitir reduzir a quantidade de medicamentos diários a tomar e controlar melhor os sintomas.