Setecentos alunos de Vila Nova de Paiva sem aulas devido à neve

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Paiva, Viseu, 16 jan (Lusa) -- Os cerca de 700 alunos que frequentam os vários níveis de ensino no concelho de Vila Nova de Paiva ficaram hoje sem aulas devido à queda de neve, disse à agência Lusa o diretor do agrupamento de escolas.

"Logo de manhã, a Câmara informou-me de que havia autocarros que já não estavam a transportar os alunos e decidiu suspender os transportes", contou o diretor do único agrupamento de escolas do concelho, Luís Taveira.

Estão encerradas todas as escolas do concelho, nomeadamente a secundária, a básica 2/3 e as básicas de 1.º ciclo de Vila Nova de Paiva, Touro e Vila Cova.

Luís Taveira explicou que há alguns pontos mais altos do concelho onde habitualmente neva com maior intensidade e "há sempre o receio de no final do dia os autocarros não conseguirem levar os alunos para casa".

"Por outro lado, há muitos professores do 1º ciclo que residem para o lado de Lamego e não estavam a conseguir passar. Por isso, decidimos encerrar tudo", acrescentou.

O responsável admitiu que a decisão de encerrar as escolas "é sempre difícil de tomar, porque às vezes o tempo melhora".

"Mas nunca se sabe. E já aconteceu em anos anteriores depois haver alguma dificuldade no final do dia para os autocarros conseguirem levar os alunos", referiu.

Também no concelho de Castro Daire algumas escolas estão hoje fechadas devido à queda de neve, disse à Lusa fonte da autarquia.

Do 1º ciclo do ensino básico estão fechadas as escolas de Mezio, de Carvalas e de Picão e ainda o jardim-de-infância de S. Joaninho.

"Existem ainda alguns alunos da escola básica 2/3 e da escola secundária que não puderam vir porque não foi possível transportá-los", acrescentou.

Segundo a GNR, a queda de neve no distrito de Viseu estava às 11:30 de hoje a cortar a circulação em oito estradas, duas das quais nacionais, nomeadamente a EN 2, entre Bigorne e Lamego, e a EN 321, entre Castro Daire e Cinfães (nas Portas de Montemuro).

O mesmo de passava nas estradas municipais 1230 (Coelheira -- Candal), 1228 (Landeira -- Santa Cruz da Trapa), 553 (Feirão -- Resende) e 514 (Carapito -- Moimenta da Beira), 554 (Ovadas -- Resende) e 553-1 (Felgueiras -- Resende).

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu disse à Lusa que, no entanto, não há viaturas retidas nas estradas.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Projeto permitiu a 233 crianças irem para a escola de bicicleta em Matosinhos

O projeto CicloExpresso permitiu a 233 crianças do concelho de Matosinhos irem de bicicleta para escola de forma “segura, organizada e divertida”, entre setembro e dezembro de 2025.

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.