Sindicato promove abaixo-assinado contra mudança de gestão do Hospital do Fundão

| País
Porto Canal / Agências

Fundão, Castelo Branco, 13 jan (Lusa) - A União de Sindicatos de Castelo Branco (USCB) vai promover um abaixo-assinado contra a transferência de gestão do Hospital do Fundão para a Santa Casa da Misericórdia local, anunciou hoje aquela estrutura sindical afeta à CGTP-IN.

Na nota enviada à agência Lusa, a USCB refere que no abaixo-assinado, a subscrever pela população, será manifestada a "total e inequívoca oposição à entrega do Hospital do Fundão à Santa Casa da Misericórdia", bem como a exigência relativa à "paragem do processo e a anulação de todas as decisões tomadas neste sentido".

A USCB anuncia igualmente que a 09 de fevereiro, no Fundão, será realizado um debate sobre a Saúde na região, para o qual serão convidados especialistas na área da Saúde e representantes dos grupos parlamentares e das autarquias, além de responsáveis da administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira.

Lembrando que a decisão de levar a cabo estas ações foi tomada em concordância com os sindicatos filiados, a USCB também deixa o apelo à subscrição do abaixo-assinado e mobilização para o debate.

"Apelamos a todas forças políticas, à Câmara Municipal, à direção do Centro Hospitalar da Cova da Beira, aos trabalhadores do Hospital do Fundão e à população em geral para que subscrevam o abaixo-assinado, participem no debate e se mobilizem e movimentem para travar um negócio que só é bom para os que só sabem viver com o dinheiro dos contribuintes", consta da nota.

A intenção de transferência da gestão do Hospital do Fundão foi formalizada no dia 16 de dezembro na assinatura do "Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário", no qual também está prevista a passagem dos hospitais de Santo Tirso e de São João da Madeira para a alçada das misericórdias locais.

Nas reações, a Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) afirmou que esta é uma "oportunidade para inverter o processo de esvaziamento de serviços" do hospital, garantindo que reivindicará a manutenção e reforço das valências no processo negocial que se iniciará em breve.

O conselho de administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira (estrutura em que o Hospital do Fundão está integrado) informou que não foi ouvido sobre a eventual cedência.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Fernandes, também mostrou "estranheza" e "muita preocupação" pela forma como o processo foi conduzido.

Os eleitos da Assembleia Municipal do Fundão aprovaram por unanimidade uma moção de contestação, na qual manifestam as "maiores reservas" relativas aos procedimentos e "timings" do processo, e apresentam um conjunto de reivindicações a ter em conta no processo negocial.

Em comunicado, a Câmara da Covilhã também tomou posição e afirmou o seu "repúdio" pela transferência da gestão, o que classificou como uma "forte machadada" ao CHCB.

Entretanto, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) também divulgou um comunicado, no qual deixou a garantia de que o Hospital do Fundão continuará integrado no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que manterá as valências.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.