"Juntos por Braga" candidata Hortense Santos à Assembleia Municipal

| Política
Porto Canal / Agências

Braga, 31 jul (Lusa) - A Coligação Juntos por Braga (PSD/CDS-PP/PPM) apresentou hoje como candidata à Assembleia Municipal de Braga a professora Hortense Santos, que prometeu "aproximar" a população das "forças políticas" representadas naquele órgão autárquico.

Em declarações à agência Lusa, o líder da coligação, e candidato à Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, explicou que a escolha de Hortense Santos, "alguém que não é referenciada como política", faz parte da "visão" da coligação de "chamar" os cidadãos à intervenção pública.

Hortense Santos, também em declarações à Lusa, à margem da sessão de apresentação da candidata, afirmou que avança para "dar um contributo" ao concelho de Braga.

"Um dos meus objetivos, enquanto presidente da Assembleia Municipal, será promover um diálogo mais aberto entre as forças políticas ali representadas e os cidadãos que queiram participar", apontou.

Segundo a professora, "uma das marcas desta candidatura é a aproximação com a população" pelo que, disse, "a minha escolha se enquadra nesta perspetiva, uma vez que não tenho vida política ativa".

No mesmo sentido é a explicação de Ricardo Rio para a escolha de Hortense Santos.

"É uma pessoa com muitas provas de competência dadas na sua vida profissional. O facto de não ser um grande nome da política municipal ou nacional é a mais-valia desta candidatura", disse.

Isto porque, continuou, "a coligação que chamar os cidadãos à vida e à intervenção politica porque estes, melhor do que ninguém, sabem do que precisa o concelho".

Hortense Lopes dos Santos é natural do Muro (Trofa), mas reside em Braga "há muitos e muitos anos", onde é atualmente presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante e titular de vários cargos diretivos nesta Escola Secundária de Braga desde 1999.

Com 52 anos, Hortense Santos é licenciada em Geografia pela Universidade do Porto e Mestre em Ciências da Educação - Administração e Organização Escolar, pela Universidade Católica, exercendo a atividade docente desde 1983.

Entre outros cargos é também colaboradora do Jornal "Correio do Minho", onde assina uma crónica mensal sobre temas ligados ao setor da Educação.

A 29 de setembro, na corrida à Assembleia Municipal de Braga, Hortense Santos vai enfrentar Luís Braga da Cruz (PS) e Manuel Carlos da Silva (Independentes - Cidadania em Movimento), os candidatos conhecidos até ao momento, faltando o nome do candidato pela CDU.

No caso da Câmara Municipal, à sucessão de Mesquita Machado concorrem Vítor de Sousa (PS), Ricardo Rio (PSD/CDS-PP/PPM), Carlos Almeida (CDU) e Inês Barbosa (Cidadania em Movimento)

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.