Guimarães testa liderança do Benfica, com o FC Porto à 'espreita'

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 08 jan (Lusa) -- O Benfica enfrenta no sábado um duro teste à liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao receber na 16.ª jornada o Vitória de Guimarães, terceiro classificado, com o rival FC Porto à espera de um deslize.

O campeão nacional procura ultrapassar as limitações provocadas pelas lesões de vários jogadores influentes e manter os seis pontos de vantagem que detém sobre o clube portuense, segundo classificado e que recebe no mesmo dia o Belenenses.

O Benfica não acusou a ausência do médio argentino Enzo Pérez, transferido no início do mês para o Valência, na vitória por 3-0 conquistada na ronda anterior sobre o Penafiel, mas os minhotos parecem capazes de criar outro tipo de problemas ao meio campo 'encarnado'.

Além disso, a aposta do treinador Jorge Jesus para ocupar o lugar deixado vago por Enzo Pérez, o brasileiro Talisca, é uma das possíveis 'baixas' para o encontro de sábado, tal como o 'capitão' Luisão, aos quais se junta o defesa uruguaio Maxi Pereira, suspenso.

O triunfo em Penafiel permitiu ao Benfica aumentar para sete o recorde de triunfos consecutivos na prova, mas é o Guimarães que detém o segundo melhor registo, com cinco vitórias seguidas, e, além disso, os vimaranenses perderam apenas uma das últimas nove partidas.

Três horas mais tarde entra em campo o FC Porto, que parece ter-se recomposto do desaire sofrido em pleno Estádio do Dragão frente ao Benfica, por 2-0, na 13.ª jornada, tendo respondido com duas goleadas nas rondas seguintes, frente ao Setúbal (4-0) e ao Gil Vicente (5-1).

Os 'azuis e brancos', privados do defesa Alex Sandro, suspenso, defrontam uma equipa do Belenenses que, apesar de ocupar a sétima posição, não ganha há cinco jornadas e acaba de ser goleada na Taça de Portugal pelo Sporting de Braga, por 7-1, tendo perdido ainda o avançado Deyverson, por expulsão.

O Sporting também espera por uma escorregadela do rival lisboeta, mais até do que do Guimarães, apesar de ocupar o quarto posto, com menos um ponto do que os minhotos, mas os 'leões' terão os seus próprios problemas para resolver quando encerrarem a ronda no domingo, no estádio do Sporting de Braga.

Motivado por cinco êxitos consecutivos, o último dos quais na quarta-feira sobre o Famalicão, que valeu o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, o Sporting vive um período de 'tréguas', depois do braço-de-ferro entre o presidente, Bruno de Carvalho, e o treinador, Marco Silva.

Instalado no quinto lugar, com menos dois pontos do que o Sporting, o Braga 'utilizou' o Belenenses para se redimir da derrota (1-0) sofrida na jornada anterior, frente ao Marítimo, e depara-se agora com uma boa oportunidade de ultrapassar os 'leões' e manter à vista, ou até igualar, o rival vimaranense.

Em sentido contrário, o Rio Ave, sexto classificado, espera que os confrontos entre si de quatro dos cinco primeiros posicionados lhe permitam reduzir o 'fosso' de cinco pontos para os lugares de acesso às competições europeias, mas para isso terá também de se impor ao Marítimo, 10.º colocado.

O 'lanterna vermelha' Gil Vicente persegue a primeira vitória, ao receber o Penafiel, penúltimo, numa ronda que arranca na sexta-feira com o jogo entre o Estoril-Praia e o Moreirense e em que os restantes 'aflitos' jogam em casa: Académica, Arouca e Nacional recebem, respetivamente, Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal e Boavista.

RPC // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto: Resultados do fim de semana

Equipas de futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol, natação e de boxe representaram o clube

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.