Chefe da diplomacia europeia reuniu-se com Morsi

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cairo, 30 jul (Lusa) -- A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, partiu esta noite de helicóptero do Cairo para um local desconhecido para se reunir com o Presidente egípcio deposto Mohamed Morsi, informou a agência AFP.

"Ela partiu para o ver onde ele está detido", disse um responsável egípcio sob anonimato à AFP.

Morsi foi detido pelos militares a 03 de julho, encontrando-se num local secreto, e desde então nunca mais surgiu em público nem recebeu oficialmente qualquer visita. A própria família lamentou recentemente não estar autorizada a visitá-lo.

Os militares garantem, porém, que Morsi se encontra bem.

Na sua última visita ao Cairo, Ashton apelou à libertação do Presidente egípcio deposto e lamentou o facto de não se ter reunido com o mesmo.

Na segunda-feira, Ashton teve encontros com vários responsáveis do novo governo egípcio, nomeadamente com o Presidente interino, Adly Mansour, o vice-presidente responsável pelas relações internacionais, Mohamed El Baradei, o chefe do Exército, o general Abdel Fattah al-Sissi, o ministro da Defesa e vice-primeiro-ministro, bem como com membros de formações islamitas próximas de Morsi e da sua oposição.

Esta noite, milhares de pessoas manifestaram-se no Cairo sem terem sido registados incidentes.

Já na localidade de Ismailiya foram registados confrontos entre apoiantes e opositores de Morsi, que causaram 18 feridos, segundo os serviços de segurança locais.

Grandes manifestações convocadas pelos apoiantes de Morsi são esperadas hoje no Egito em defesa do regresso do Presidente deposto ao poder.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.