Itália/Acidente: Durão Barroso "profundamente triste"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 29 jul (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, expressou hoje a sua profunda tristeza pelo "terrível" acidente de autocarro que ocorreu no domingo, na província de Avellino, no sul de Itália, e que fez pelo menos 38 mortos.

Numa mensagem de condolências divulgada em Bruxelas, José Manuel Durão Barroso afirma estar "profundamente triste com a notícia do terrível acidente de autocarro [...], que provocou a morte de tantas pessoas e feriu muitas outras, incluindo crianças".

De acordo com o último balanço, o acidente provocou, pelo menos, 38 mortos e dez feridos, entre os quais três crianças.

"Em nome da Comissão Europeia e em meu nome pessoal, expresso a nossa sincera solidariedade para com as famílias das vítimas e os desejos de recuperação aos feridos", acrescenta o presidente do executivo comunitário.

O autocarro transportava cerca de cinquenta passageiros, todos originários da província de Nápoles, que regressavam de uma peregrinação a Pietrelcina, a cidade natal do padre Pio, um religioso italiano canonizado em 2002 e venerado no sul de Itália.

O veículo, um grande autocarro de turismo, circulava a grande velocidade numa zona de declive perto de Avellino, 50 quilómetros a este de Nápoles, apesar dos muitos sinais de limite de velocidade, e colidiu com diversas viaturas, provocando um enorme choque em cadeia.

De seguida, o autocarro derrubou uma barreira de segurança de um viaduto e caiu de uma altura de 30 metros.

As causas do acidente ainda não foram apuradas, mas uma sobrevivente, citada pelo tio que a visitou no hospital, afirma que um dos pneus do autocarro rebentou e que o condutor não conseguiu controlar a viatura.

Segundo os media italianos, o Ministério Público de Avellino abriu um inquérito por homicídio involuntário.

CSJ (FPA/PNE) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.