Defesa do motorista João Perna requer libertação

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 dez (lusa) - O advogado do motorista de José Sócrates entregou hoje um requerimento a pedir a libertação de José Perna, invocando nulidades relacionadas com a prisão preventiva do seu cliente na "operação Marquês", que levou à detenção do ex-primeiro-ministro.

À porta do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), Ricardo Candeias declarou aos jornalistas que o processo que envolve José Perna, indiciado por fraude fiscal, branqueamento de capitais e posse ilegal de arma, já devia ser público desde outubro, por se terem esgotado todos os prazos do inquérito previstos na lei processual penal.

O advogado sustenta que estão "esgotados" todos os prazos do inquérito, invoca nulidades e diz ter apresentado no requerimento novos factos que, em sua opinião, são "muito relevantes" para que o juiz de instrução criminal substitua a prisão preventiva por outra medida de coação menos gravosa.

Além de Sócrates e João Perna, no âmbito da mesma operação está ainda em prisão preventiva Carlos Santos Silva, empresário e amigo de longa data do ex-líder socialista.

José Sócrates está preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada num caso relacionado com alegada ocultação ilícita de património e transações financeiras no valor de vários milhões de euros.

O processo tem ainda como arguido o advogado Gonçalo Trindade que está proibido de contactar com os restantes arguidos, de se ausentar para o estrangeiro, com a obrigação de entregar o passaporte e de se apresentar semanalmente no DCIAP.

FC/CC // CC.

lusa/fim

+ notícias: País

IMI pode começar a ser pago a partir desta quarta-feira

O prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) sobre os prédios rústicos e urbanos começa esta quarta-feira e para os proprietários que residem num dos 267 concelhos aderentes ao IMI familiar há um reforço do desconto.

Novas tabelas de preços da ADSE para partos, fraldas e consultas de psicologia

A nova tabela de preços da ADSE para partos no regime convencionado, comparticipação de fraldas e consultas de psicologia entra em vigor, esta quarta-feira, com o número de fraldas a estar limitado a 120 unidades por mês.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.