Deputado José Lello (PS) acredita "profundamente" na inocência do ex-PM

| País
Porto Canal / Agências

*** Serviço áudio disponível em www.lusa.pt

Évora, 18 dez (Lusa) -- O deputado do PS José Lello disse hoje acreditar "profundamente" na inocência de José Sócrates, após visitar o ex-primeiro-ministro no Estabelecimento Prisional de Évora, onde se encontra em prisão preventiva.

"Acredito profundamente na inocência de José Sócrates", frisou José Lello, acrescentando ainda acreditar que "a justiça será justa e a justiça se fará".

O deputado, acompanhado por Joaquim Barreto, presidente da Federação Distrital de Braga do PS, e António Magalhães, presidente da Assembleia Municipal de Guimarães, falava aos jornalistas à saída da prisão de Évora, depois de uma visita ao antigo líder do PS.

"Viemos visitar um amigo do peito que está aqui numa situação que consideramos injusta", explicou, sublinhando que "o pior que pode acontecer a um cidadão é estar na prisão por uma razão que não seja fundamentada e justa".

O deputado e antigo ministro da Juventude e do Desporto de António Guterres disse ainda aos jornalistas ter encontrado o ex-primeiro-ministro com "uma atitude de grande dignidade cívica".

"É um tempo de solidariedade, de fraternidade, aqui estivemos a cumprir essa relação que temos com ele", referiu, escusando-se a abordar o inquérito-crime ou o recurso com que o advogado de Sócrates vai avançar.

Em declarações aos jornalistas, Joaquim Barreto também argumentou acreditar na inocência de Sócrates, o qual disse ter encontrado "determinado" e "corajoso como ele é".

"Um amigo visita-se em qualquer condição, em liberdade, no hospital, na prisão e, portanto, é esse dever cívico que estramos a cumprir", explicou.

José Sócrates está preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada num caso relacionado com alegada ocultação ilícita de património e transações financeiras no valor de vários milhões de euros.

RRL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: País

IMI pode começar a ser pago a partir desta quarta-feira

O prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) sobre os prédios rústicos e urbanos começa esta quarta-feira e para os proprietários que residem num dos 267 concelhos aderentes ao IMI familiar há um reforço do desconto.

Novas tabelas de preços da ADSE para partos, fraldas e consultas de psicologia

A nova tabela de preços da ADSE para partos no regime convencionado, comparticipação de fraldas e consultas de psicologia entra em vigor, esta quarta-feira, com o número de fraldas a estar limitado a 120 unidades por mês.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.