Advogado afirma que João Perna "nunca levou malas de dinheiro" para Paris

Advogado afirma que João Perna "nunca levou malas de dinheiro" para Paris
| País
Porto Canal

O advogado de defesa de José Sócrates, João Araújo, disse hoje, em Évora, que o motorista do ex-primeiro-ministro, João Perna, "nunca foi a Paris" nem "levou malas de dinheiro" para a capital francesa.

"Irritou-me profundamente o espetáculo, o folclore, em torno da audição do senhor João Perna" e "as aldrabices, as mentiras, que foram produzidas, presumo que sopradas pela investigação", afirmou o advogado, à saída do Estabelecimento Prisional de Évora, onde reuniu com o seu constituinte, em prisão preventiva.

Segundo João Araújo, o motorista do antigo primeiro-ministro, João Perna, "nunca foi a Paris, nunca levou malas de dinheiro para Paris e o carro do senhor engenheiro José Sócrates nunca passou de Espanha".

As declarações de João Araújo foram proferidas no dia em que o motorista João Perna foi interrogado no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), em Lisboa.

João Perna, preso preventivamente no âmbito da investigação "Operação Marquês", foi ouvido por um procurador do DCIAP, em interrogatório complementar.

No início desta semana o advogado de José Sócrates disse que vai entregar na sexta-feira o recurso da prisão preventiva, que inicialmente esteve marcado para segunda-feira, mas que adiou alegando que necessitava de consultar primeiro o ex-primeiro-ministro.

Hoje, João Araújo escusou-se a fornecer mais pormenores aos jornalistas.

José Sócrates está preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada num caso relacionado com alegada ocultação ilícita de património e transações financeiras no valor de vários milhões de euros.

Além de Sócrates e João Perna, no âmbito da mesma operação está ainda em prisão preventiva Carlos Santos Silva, empresário e amigo de longa data do ex-líder socialista.

O processo tem ainda como arguido o advogado Gonçalo Trindade, que está proibido de contactar com os restantes arguidos, de se ausentar para o estrangeiro, com a obrigação de entregar o passaporte e de se apresentar semanalmente no DCIAP.

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".