Mandela mantém-se em estado crítico, mas estável - Presidência

| Mundo
Porto Canal / Agências

Joanesburgo, 28 jul (Lusa) -- A Presidência da África do Sul informou hoje que o antigo presidente Nelson Mandela se mantém em estado crítico no hospital, mas mostrando melhorias.

O porta-voz da Presidência sul-africana, Mac Maharaj, indicou, citado pela agência noticiosa France Presse, que o estado de saúde de Mandela "é crítico, estável, mas com algumas melhorias".

Esta indicação surge depois de a estação de televisão norte-americana CBS ter revelado que Mandela foi operado na sexta-feira para desbloquear um tubo de diálise, uma cirurgia considerada menor.

Contudo o porta-voz da Presidência não confirmou a realização da cirurgia.

Hospitalizado desde o dia 8 de junho num hospital de Pretória, Mandela sofre de uma infeção pulmonar recorrente, uma sequela dos 27 anos de prisão.

Nascido a 18 de julho de 1918, Nelson Rolihlahla Mandela foi eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, depois de décadas de luta contra o regime segregacionista da minoria branca que governou a África do Sul.

Herói da luta anti-'apartheid', liderou com o último presidente imposto pela minoria branca, Frederik de Klerk, uma transição para a democracia baseada na reconciliação nacional, o que lhe valeu a atribuição do prémio Nobel da paz em 1993.

ARP (SK)// ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.