Universidade de Aveiro participa em missão científica ao vulcão da Ilha do Fogo

| País
Porto Canal / Agências

Aveiro, 11 dez (Lusa) -- A Universidade de Aveiro anunciou hoje a participação numa missão científica para monitorizar o vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, nomeadamente a qualidade do ar nas povoações.

Segundo fonte da UA, a investigadora Carla Candeias, do Departamento de Geociências e da unidade Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias (GEOBIOTEC) da Universidade de Aveiro (UA), integra a missão que vai estar em Cabo Verde até ao dia 20, a fazer a monitorização do vulcão na Ilha do Fogo.

A investigadora de pós-doutoramento integra a missão com o apoio do Departamento de Ambiente e Ordenamento e no âmbito do "Colaboratório para as Geociências" (C4G), uma parceria em que Universidade de Aveiro está envolvida.

Carla Candeias, que defendeu tese de doutoramento na área da Geologia do Ambiente, um das áreas em desenvolvimento no Departamento de Geociências daquela universidade, vai monitorizar a qualidade do ar nas povoações da Ilha do Fogo e caracterizar os materiais que o vulcão está a expelir, nomeadamente, recolhendo amostras de cinza vulcânica.

A missão dos investigadores portugueses surge a pedido do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica da República de Cabo Verde e tem o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O vulcão da Ilha do Fogo entrou em erupção a 23 de novembro e, desde então, tem vindo a provocar cortes de estradas, consumido casas, igrejas e campos agrícolas.

As localidades de Portela e Bangaeira, em Chã das Caldeiras, ficaram praticamente destruídas, tendo os quase 1.500 habitantes das duas localidades sido previamente retirados.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.