Exames/4.º ano: Externato Menino Jesus com melhor média entre as 2.222 com nota positiva

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 nov (Lusa) -- A média das provas realizadas pelos alunos do 4.º ano do Externato Menino Jesus, em Coimbra, foi a melhor a nível nacional, segundo um ranking elaborado pela agência Lusa onde a maioria das escolas conseguiu ter "positiva".

Tendo em conta apenas as escolas onde se realizaram pelo menos dez exames, a Lusa analisou os resultados dos testes feitos pelos estudantes de 3.979 estabelecimentos do ensino básico público e privado.

Em 2.222 escolas a média das notas dos seus alunos foi positiva enquanto nas restantes 1.757 a média não atingiu o nível três (numa escala de um a cinco).

Em primeiro lugar surge o Externato Menino Jesus, em Coimbra, onde a média das 16 provas realizadas foi de 4,62, seguindo-se o Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, no Porto, onde se realizaram 74 provas e a média foi de 4,13.

Também no distrito do Porto, o Jardim Infantil na Quintinha do Cândido, em Paredes, ficou em terceiro lugar da lista com uma média de 4,35 nas 14 provas.

Nas dez escolas com melhores resultados surgem duas públicas, com o mesmo número de exames e a mesma média: a São Bartolomeu da Serra, em Santiago do Cacém, e a Básica de Arentim, em Braga, ambas com uma média de 4,21.

Entre as 2.222 escolas com média positiva, 1.824 são públicas e as restantes 398 privadas.

Na lista elaborada pela Lusa, 1.757 escolas tiveram "negativa", sendo que as escolas básicas do Bairro 25 de Abril (em Moura), Homero Serpa (Lisboa) e Meãs (em Vila Nova de Famalicão) foram as que registaram piores médias, não tendo chegado aos 1,5.

Normalmente, os alunos conseguem piores resultados nos exames finais, havendo este ano 302 escolas que fogem à regra.

Na prova de Português, a escola que mais se destacou foi o Colégio Português de Luanda, onde os alunos do 4.º ano tiveram uma média de 4,11 no exame e 3,22 na média da escola pelo trabalho realizado ao longo do ano na sala de aula.

Já a Matemática, foram os alunos do Externato Arco Íris II que conseguiram subir mais as notas no exame nacional: 3,35 pelo trabalho ao longo de ano e 4,05 no exame.

SIM // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

TAP vai procurar manter a atual frota automóvel até mais um ano

A Comissão Executiva da TAP informou esta quinta-feira, em comunicado, que vai procurar manter a atual frota automóvel pelo período máximo de um ano, por compreender o “sentimento geral dos portugueses”, após polémica sobre carros de luxo.

Governo prepara proposta de resposta a agravamento da taxa esforço na habitação

O secretário de Estado do Tesouro anunciou esta quinta-feira que o Governo está a preparar uma proposta no crédito à habitação de resposta ao agravamento da taxa de esforço das famílias, passando pela extensão do prazo ou suspensão da comissão de amortização.

Marcelo saúda proposta face à energia da Comissão como “justa, inteligente e adequada”

O Presidente da República saudou esta quinta-feiraa proposta da Comissão Europeia na área da energia, de reforço aos apoios às empresas e prolongamento das ajudas estatais, classificando-a como “justa, inteligente e adequada”.