Porto concluiu contactos sobre concurso da STCP, decisão anunciada sexta-feira

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 27 nov (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto disse hoje ter concluído os contactos com os autarcas da região sobre a participação no concurso de subconcessão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), remetendo para sexta-feira a divulgação de uma decisão.

Em declarações aos jornalistas à margem da Semana da Reabilitação, Rui Moreira recusou confirmar que a decisão está tomada, adiantando apenas que os contactos com os autarcas da região "estão feitos".

"Neste momento estamos a ultimar um documento que será divulgado", acrescentou, sem adiantar se mantêm ou desiste da intenção divulgada em agosto de a Câmara do Porto participar no concurso lançado pelo Governo para a subconcessão da STCP.

O Jornal de Notícias de hoje noticia que a Câmara desistiu de participar no concurso, pretendendo agora juntar os autarcas num apelo ao Governo para travar o procedimento.

O diário adianta que Moreira se encontrou na terça-feira com representantes das autarquias de Maia, Gaia, Valongo e Matosinhos, numa reunião em que esteve presente Hermínio Loureiro, presidente do Conselho Metropolitano do Porto.

Esta entidade tem reunião marcada para sexta-feira.

Os presidentes das câmaras de Lisboa e do Porto mostraram-se a 21 de outubro disponíveis para assumir a gestão das redes de transportes públicos das suas cidades por considerarem que a concessão a privados não acautela as necessidades dos cidadãos.

Rui Moreira observou na altura que o município "continua a não detetar no caderno de encargos, que agora foi reformulado, resposta para aquelas que são as suas maiores preocupações".

Moreira lembrou que, desde o princípio, não entende "tecnicamente", nem concorda com a rede prevista no caderno de encargos porque "não serve os cidadãos do Porto e não resolve as preocupações originais".

A 13 de agosto, Rui Moreira garantiu que a autarquia ia concorrer, através de uma empresa municipal, à subconcessão da STCP, apresentando uma proposta "sustentável" que melhor adeque a oferta da rede à procura dos cidadãos.

ACG/(SYF/LIL/JAP) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Festas de São João de Braga arrancam dentro de um mês

Arrancam no próximo dia 14 de junho as festas de São João de Braga.
A edição deste ano conta com 11 dias de programação.
A renovada Avenida da Liberdade, que esteve fechada para obras, vai ser um dos epicentros da festa.