Duas barras marítimas fechadas e três condicionadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 nov (Lusa) - As barras marítimas de Esposende e de São Martinho do Porto estão hoje fechadas à navegação e outras três estão condicionadas devido à agitação marítima, informou a Marinha Portuguesa.

De acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet, a barra marítima de Póvoa do Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da baixa-mar, devido à previsão de agitação marítima.

Também a barra da Figueira da Foz está hoje fechada a embarcações com comprimentos inferior a 11 metros.

A barra de Vila do Conde também está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas após da preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou o arquipélago dos Açores sob aviso laranja entre as 18:00 de hoje e as 18:00 de sexta-feira.

A Madeira também está sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste, com 5 a 7 metros, e vento forte com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros/hora.

O aviso laranja de agitação marítima para a Madeira entrou em vigor às 01:00 de hoje e termina às 08:00 de sábado enquanto o que diz respeito ao vento vigora entre as 18:00 de hoje e as 19:00 de sexta-feira.

Também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros entre as 12:00 de sexta-feira e as 12:00 de sábado.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental prevê-se ondas de oeste com 2 a 3 metros, sendo 2,5 a 3,5 metros a sul do Cabo Raso, passando a ondas de sudoeste para o final do dia e na costa sul são esperadas ondas de sueste com 1,5 a 2,5 metros.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a temperatura da água do mar vai rondar os 18/19 graus.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.