Estado pagou à 'troika' mais de 1.600 ME em juros e comissões até Outubro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 nov (Lusa) - O Estado pagou à 'troika' 1.634,5 milhões de euros em juros e comissões até outubro relativos ao empréstimo no âmbito do resgate internacional, de acordo com os números oficiais hoje divulgados.

De acordo com a síntese da execução orçamental hoje publicada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), nos primeiros dez meses do ano, Portugal pagou aos credores internacionais 1.616,8 milhões de euros em juros e mais 17,7 milhões de euros em comissões.

Entre janeiro e outubro de 2013, o Estado tinha pago 1.466,1 milhões de euros em juros relativos ao empréstimo e 31,4 milhões de euros em comissões, totalizando as verbas transferidas para os parceiros internacionais os 1.497,5 milhões de euros naqueles meses do ano passado.

Ao todo, contabilizando todos os instrumentos de dívida direta do Estado, até outubro deste ano, Portugal gastou 6.487,8 milhões de euros com encargos com a dívida, um decréscimo de 1% face ao período homólogo, em que estes encargos se situaram nos 6.553,1 milhões de euros.

ND/SP // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Ministro da Agricultura admite que Banco de Fomento não está a corresponder 

O Ministro da Agricultura e das Pescas diz que o Banco de Fomento não tem a utilidade que devia ter.
Apesar da crítica, José Manuel Fernandes espera que, no futuro, venha a ser um instrumento mais vantajoso, lembrando que é importante executar os fundos europeus para que não haja cortes orçamentais nos próximos anos.

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.