Sócrates: Prisão preventiva "é vista como desastre político para o PS", assinala Xinhua

| País
Porto Canal / Agências

Pequim, 25 nov (Lusa) - A agência oficial chinesa Xinhua noticiou hoje sem comentários a decisão judicial de manter o ex-primeiro-ministro português José Sócrates em prisão preventiva e assinala que o caso "é visto como um desastre político" para o Partido Socialista.

"Um juiz português decidiu na segunda-feira que o antigo primeiro-ministro José Sócrates continuará em prisão preventiva. O juiz Carlos Alexandre tomou a decisão depois de dois dias de interrogatório por alegada corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal", diz a Xinhua num despacho de 19 linhas, difundido cerca das 11:00 (03:00 em Lisboa), no serviço em inglês da agência.

Segundo relata a Xinhua, "a detenção de Sócrates é vista como um desastre político para o Partido Socialista, que está a lutar para regressar ao poder no próximo ano".

No mesmo despacho, a agência chinesa refere que o antigo líder do PS "governou Portugal entre 2005 e 2011 e ajudou a negociar o resgate de 78.000 milhões de euros" acordado há três anos e meio com a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu.

José Sócrates visitou oficialmente a China duas vezes em 2007, na qualidade de primeiro-ministro e de presidente do Conselho Europeu, e deslocou-se a Macau em 2010 para participar numa reunião do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa.

AC // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.