Sócrates regressou ao Campus da Justiça, em Lisboa, às 08:35

Sócrates regressou ao Campus da Justiça, em Lisboa, às 08:35
| País
Porto Canal

O ex-primeiro-ministro José Sócrates regressou hoje, às 08:35, ao Campus da Justiça, em Lisboa, para ser interrogado pelo juiz de Instrução Criminal, Carlos Alexandre, constatou a Lusa no local.

Fonte judicial disse esta manhã à agência Lusa que os interrogatórios aos restantes detidos no âmbito do inquérito que envolve José Sócrates vão ser retomados este domingo.

Pelas 08:55, chegou ao Tribunal Central de Instrução Criminal João Araújo, advogado de José Sócrates, o qual apenas disse que mantém a intenção de fazer hoje uma declaração "assim que tiver oportunidade".

O ex-primeiro-ministro José Sócrates deverá ser interrogado no âmbito de um inquérito que investiga suspeitas dos crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

Em comunicado divulgado no sábado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a detenção de José Sócrates, bem como do empresário Carlos Santos Silva, do advogado Gonçalo Trindade Ferreira e do motorista João Perna.

A PGR referiu também que o inquérito "teve origem numa comunicação bancária" feita ao DCIAP e é uma "investigação independente de outros inquéritos em curso, como o Monte Branco ou o Furacão, não tendo origem em nenhum destes processos".

Esta é a primeira vez na história da democracia portuguesa que um antigo primeiro-ministro é detido para interrogatório.

José Sócrates, 57 anos, chefiou o Governo entre 2005 e 2011.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).