RTP suspende espaço comentário de Sócrates e não tem "plano B"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 nov (Lusa) - A RTP suspendeu o espaço de comentário que o ex-primeiro-ministro José Sócrates tem aos domingos na RTP1, na sequência da sua detenção, e não irá ter "plano B", disse hoje à Lusa do diretor de Informação.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates foi detido na sexta-feira à noite, quando chegava ao aeroporto de Lisboa, vindo de Paris, no âmbito de um processo de suspeitas de crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

Esta é a primeira vez na história da democracia portuguesa que um antigo primeiro-ministro é detido para interrogatório.

Questionado pela Lusa sobre o que irá acontecer ao espaço de comentário que José Sócrates tem na RTP, após o Telejornal, o diretor de Informação, José Manuel Portugal, disse: "Não há plano B e não vai haver".

O responsável adiantou que "por razões óbvias, o espaço [de comentário] está suspenso".

Sócrates iniciou o comentário político semanal na RTP em abril do ano passado, perante um coro de protestos que incluiu uma petição pública eletrónica, a qual recolheu mais de 100 mil assinaturas, e uma manifestação contra a sua presença na estação pública.

A 27 de março de 2013, quando Sócrates concedeu uma entrevista à RTP, depois ter perdido as eleições em 2011, menos de duas dezenas de pessoas concentraram-se à porta da RTP para protestar contra a sua presença na estação pública.

O protesto tinha sido marcado nas redes sociais, mas acabou por ter pouca adesão, com o grupo a desmobilizar algum tempo depois do início da entrevista ao antigo chefe de Governo. Nesse dia, também alguns apoiantes do antigo governante marcaram presença, terminando a ação de uma forma pacífica.

Entretanto a petição 'on-line' contra a presença de Sócrates "em qualquer programa da RTP" foi recusada por unanimidade pela comissão de Assuntos Constitucionais, em fevereiro deste ano, porque punha em causa a "liberdade de expressão e informação".

A petição "contra a presença do ex-primeiro-ministro José Sócrates em qualquer programa da RTP" recolheu eletronicamente mais de 138 mil assinaturas.

Às primeiras horas de sábado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou, em comunicado, a detenção de quatro pessoas, entre elas Sócrates, depois de a notícia ter sido avançada pelas edições "on-line" do Sol e Correio da Manhã.

Fonte policial disse hoje à Lusa que os outros detidos são o ex-administrador do grupo Lena Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Ferreira e Joaquim Lalanda de Castro, representante da multinacional farmacêutica Octapharma, da qual o ex-primeiro-ministro foi escolhido, em 2013, para presidir ao conselho consultivo para a América Latina pelo "conhecimento profundo" da região.

No processo, segundo a PGR, estão a ser investigadas operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificação conhecida e legalmente admissível.

O inquérito está a ser desenvolvido no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e foram feitas buscas em vários locais, envolvendo quatro magistrados do Ministério Público e 60 elementos da autoridade Tributária e Aduaneira e da PSP.

Carlos Santos Silva, Gonçalo Ferreira e Joaquim Lalanda de Castro foram presentes a um juiz de instrução criminal na sexta-feira e os interrogatórios prosseguem hoje no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa.

ALU/(ACL/ARP/NS/JPF/RN/ANC/ZO/JGS) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.