Imprensa europeia destaca detenção de ex-primeiro-ministro José Sócrates

| País
Porto Canal

A detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates está hoje em destaque nas agências noticiosas e nas edições online dos principais jornais europeus.

As agências francesa France Presse e a espanhola EFE noticiaram a detenção do antigo chefe do Governo português citando uma nota da Procuradoria-Geral da República (PGR) a que acrescentaram pormenores divulgados por alguns jornais portugueses.

"Antigo primeiro-ministro detido em investigação de fraude fiscal", titulou a France Presse, baseando o texto na nota difundida na sexta-feira pela PGR, que confirma a detenção de outras três pessoas na mesma investigação.

A France Presse cita ainda informações veiculadas por jornais portugueses que dão conta de que José Sócrates, 57 anos, foi detido na noite de sexta-feira à sua chegada ao aeroporto de Lisboa.

Lembra que a detenção do ex-primeiro-ministro acontece uma semana depois das ocorridas no âmbito do caso de suspeitas de corrupção associadas à emissão de vistos 'gold', que levou a detenção de altos funcionários do Estado português e à demissão do então ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

A agência EFE noticia a detenção do "carismático socialista José Sócrates", assinalando que se trata do primeiro ex-primeiro ministro da história de Portugal a ser detido.

"A detenção de Sócrates [...] mancha a imagem de um político que tinha regressado ao debate público há um ano e meio e a quem alguns viam como possível candidato a Presidente da República", escreve a EFE, apresentando um perfil do político.

O jornal El Mundo reproduz na sua edição on-line o texto da EFE e escreve "Detido ex-primeiro-ministro português José Sócrates por fraude fiscal", acrescentando "O carismático barão socialista à beira do precipício".

O El País titula "Detido ex-primeiro-ministro português por corrupção" e fala em "terramoto político em Portugal", ilustrando o artigo com uma foto de José Sócrates, numa ação do Partido Socialista em 2011.

Na foto, a mesma usada pelo alemão Der Spiegel para noticiar o assunto, o antigo primeiro-ministro aparece a levar a mão à testa.

"Escândalo de corrupção em Portugal. Ex-primeiro-ministro Sócrates detido", titula o Spiegel.

O francês Le Monde escreve "Antigo primeiro-ministro José Sócrates detido por fraude fiscal", citando as informações oficiais da PGR.

A detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates está para já a passar ao lado das edições eletrónicas dos principais jornais britânicos, norte-americanos e brasileiros.

Do outro lado do Atlântico, apenas os jornais venezuelanos, deram destaque à notícia da detenção de José Sócrates.

"Este sábado o ex-primeiro-ministro socialista terá que comparecer perante um juiz para ser interrogado no âmbito de uma investigação sobre 'operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificação conhecida e legalmente admissível", noticiava a Union Radio.

O portal noticias24.com avançava que tinha sido detido o ex-primeiro-ministro português "por fraude fiscal e corrupção" e que o "socialista" fazia parte de um grupo de quatro pessoas detidas durante os últimos dias.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.