Porto discute a acessibilidade em espaços culturais "muito para além das rampas"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 17 nov (Lusa) - A acessibilidade vai "muito para além de rampas e casas de banho adaptadas", considera a Acesso Cultura, associação que este mês promove no Porto um curso que regista a inscrição de profissionais de várias instituições da cidade.

A Acesso Cultura é uma associação cultural que promove a melhoria das condições de acesso, físico, social e intelectual, aos espaços culturais e à oferta cultural.

Arquitetura, 'design' inclusivo, suportes para cegos, materiais de comunicação, linguagem simples, páginas de Internet acessíveis são os temas do curso "Acessibilidade: uma visão integrada", que, após duas edições em Lisboa, pela primeira vez chegou ao Porto.

"Estas formações têm vindo a ser desenvolvidas mais no sul. No Porto sentia-se uma lacuna e havia procura por parte dos profissionais da cultura que querem tornar o seu trabalho mais acessível, promovendo a participação cultural de todos", descreveu a vice-presidente da Acesso Cultura, Inês Rodrigues.

No Porto, esta iniciativa registou a inscrição de profissionais de entidades como o Centro Português de Fotografia, a Casa do Infante, o Museu Militar, a Fundação de Serralves, o Museu de Aveiro ou a Iris Inclusiva.

"O que queremos dizer com visão integrada é que a acessibilidade num espaço cultural é mais do que as rampas. O conceito de acessibilidade e de inclusão deverá fazer parte da ação, do pensamento, da prática de todos os departamentos que compõem aquela instituição", explicou a diretora executiva da Acesso Cultura, Maria Vlachou.

Consultora em gestão e comunicação cultural, Maria Vlachou é uma das formadoras do curso, enquanto Inês Rodrigues, que também trabalha no Centro Português de Fotografia, é uma das formandas.

Ambas partilham a convicção de que "existe uma necessidade cada vez maior de partilhar com os profissionais da cultura e com as suas tutelas o conceito alargado de acessibilidade", refletindo-se naturalmente o edifício, ou seja as barreiras arquitetónicas, mas ainda mais e na maior parte das vezes com custos mais baixos, "o 'design', a comunicação, os serviços".

Paralelamente a este curso, decorre hoje outro sobre "Gestão de páginas de Facebook" e a 01 de dezembro realiza-se uma sessão sobre "Websites e documentos digitais acessíveis", que vem lembrar que os portais na Internet são as principais "portas de entrada" das instituições, pelo que devem também ser acessíveis a pessoas com deficiência.

"Tornar os nossos 'websites' e os documentos que partilhamos na Internet mais acessíveis não implica gastar mais dinheiro, implica termos alguns conhecimentos básicos sobre o que funciona e não funciona, para podermos dialogar melhor com os 'webdesigners' e para nós próprios sabermos criar documentos acessíveis antes de os partilharmos online", descreve o programa.

Além de Maria Vlachou, são formadores, entre outros, o arquiteto Pedro Homem Gouveia, que na câmara de Lisboa coordena o Plano de Acessibilidade Pedonal, Peter Colwell, técnico de acessibilidade na Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), e Norberto Sousa, formador e consultor de acessibilidade Web e digital.

"Chegar ao dia em que as pessoas com necessidades especiais serão visitantes e espetadores autónomos nas nossas instituições culturais, tal como todos os outros, e que farão cada vez mais parte das equipas das mesmas", é o objetivo da Acesso Cultura ao promover estas iniciativas.

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Homem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 35 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Faleceu homem que se despistou de mota na Serra da Agrela

Perdeu a vida o homem, de 32 anos, que se despistou de mota na tarde domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.