Legionella: 44 doentes nos cuidados intensivos em Lisboa, 27 com ventilação assistida

Legionella: 44 doentes nos cuidados intensivos em Lisboa, 27 com ventilação assistida
| País
Porto Canal

Quarenta e quatro doentes com 'legionella' estão internados nos cuidados intensivos da região de Lisboa e Vale do Tejo, dos quais 27 com ventilação assistida, segundo dados da Administração Regional de Saúde.

De acordo com a atualização dos dados da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), foram diagnosticados, até ao momento, 308 doentes na região, tendo 44 já recebido alta clínica.

Para hoje está marcada a apresentação dos resultados dos estudos epidemiológicos efetuados pela 'taskforce' constituída para acompanhar o surto de 'legionella' em Vila Franca de Xira.

No encontro, marcado para as 17:00, estarão presentes os ministros da Saúde, Paulo Macedo, e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.

Os primeiros casos diagnosticados do surto de 'legionella' surgiram na região de Vila Franca de Xira, na passada sexta-feira.

A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.