Vistos gold: Paulo Portas deve "tirar consequências" por "via verde para negociatas" - BE

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 nov (Lusa) - O BE requereu hoje a audição parlamentar do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e considerou que este deve "tirar consequências" por ser o "responsável político" pela criação dos vistos 'gold', que são "uma via verde para negociatas sem critério".

"O BE exige que o Governo esclareça os contornos desta situação, que como é que é possível que altos quadros do Ministério da Justiça e do Ministério da Administração Interna estejam envolvidos nesta rede e simultaneamente vamos chamar ao Parlamento o senhor ministro Paulo Portas, que é o responsável político por esta via verde, que afinal é uma via verde para a negociata e para a corrupção", afirmou a deputada Cecília Honório aos jornalistas na Assembleia da República.

A Polícia Judiciária deteve hoje 11 pessoas suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influência e peculato, no âmbito de uma investigação sobre atribuição de vistos 'gold', incluindo a secretária-geral do Ministério da Justiça (MJ), Maria Antónia Anes, o presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo, e o diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Jarmela Palos.

ATF (CC/FC)// SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.