Circulação de comboios em Santa Apolónia (Lisboa) normalizada pelas 16:00

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 nov (Lusa) -- A circulação de comboios na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, que teve hoje perturbações devido a uma manifestação ficou normalizada pelas 16:00, verificou a Lusa no local.

Cerca de 150 trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) concentraram-se hoje à porta da estação de comboios, tendo depois decidido interromper a circulação ferroviária, disse à Lusa, no local, Arlindo Costa, da comissão de trabalhadores da empresa.

De acordo com a mesma fonte, o corte da linha durou entre as 15:20 e as 16:00, o que atrasou em cerca de meia hora a partida de um Alfa Pendular em direção ao Norte.

Os trabalhadores reuniram-se em Santa Apolónia em "protesto contra a privatização da empresa, que está prevista no Orçamento do Estado para 2015 e que vai provocar despedimentos a nível nacional", afirmou Arlindo Costa.

A circulação de comboios também esteve hoje interrompida na Linha do Norte, junto ao Entroncamento, devido a uma concentração de trabalhadores ferroviários.

A interrupção da circulação aconteceu próximo das instalações da EMEF, onde decorreu durante a manhã um plenário de trabalhadores.

João Azevedo, do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Ferroviário, presente no local, disse à agência Lusa que cerca de 150 trabalhadores se concentraram junto à linha depois do plenário, tendo a circulação de comboios sido interrompida durante cerca de uma hora.

Já no Porto, trabalhadores da EMEF concentraram-se junto à estação do Metro do Porto Nau Vitória.

"As oficinas da EMEF são um setor público essencial para a segurança, manutenção do equipamento e estão postas em causa agora" com a sua privatização prevista no Orçamento do Estado para 2015, disse à Lusa Paulo Milheiro, do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Ferroviário.

O sindicalista adiantou ainda que está já prevista a realização de uma marcha em frente à sede da EMEF, na Amadora, para o dia 04 de dezembro.

"Esta marcha, em que os trabalhadores lembrarão os 10 anos do encerramento da Sorefame, que fazia a reparação e a construção de material ferroviário, terá como objetivo tentar travar a ideia de privatizar a EMEF", referiu.

Os protestos de hoje no setor ferroviário realizaram-se no âmbito do "Dia Nacional de Indignação, Ação e Luta", convocado pela CGTP, pela defesa do emprego, do trabalho com direitos, de aumentos salariais e do Estado social.

Por todo o país realizam-se ações de luta, que vão desde greves totais ou parciais a concentrações.

JRS/JGS (MLL/JAP/RRA) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.