BES: Banco de Portugal diz que intervenção preservou estabilidade do sector

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 nov (Lusa) - A medida de resolução aplicada no início de agosto pelo supervisor ao Banco Espírito Santo (BES) permitiu manter a estabilidade do setor bancário em Portugal, ao mesmo tempo que protegeu os depositantes, segundo o Banco de Portugal.

"A adoção da medida de resolução ao BES permitiu preservar a estabilidade do sistema financeiro, proteger os depositantes, assegurar a continuidade da prestação de serviços financeiros essenciais, minimizar os custos para o erário público e responsabilizar os acionistas da instituição", lê-se no Relatório de Estabilidade Financeira hoje divulgado pelo Banco de Portugal.

Segundo o documento, "os efeitos nos mercados financeiros foram limitados e temporários".

Ainda assim, a entidade liderada por Carlos Costa considera que "será necessário continuar a acompanhar de perto a atual situação, garantindo a manutenção da confiança dos agentes económicos e a estabilidade do sistema financeiro nacional".

DN // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para os condutores. Preços dos combustíveis voltam a descer na próxima semana

A partir de segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, uma vez que o preço dos combustíveis vai voltar a descer.

Ministro da Agricultura admite que Banco de Fomento não está a corresponder 

O Ministro da Agricultura e das Pescas diz que o Banco de Fomento não tem a utilidade que devia ter.
Apesar da crítica, José Manuel Fernandes espera que, no futuro, venha a ser um instrumento mais vantajoso, lembrando que é importante executar os fundos europeus para que não haja cortes orçamentais nos próximos anos.

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta sexta-feira.