Legionella: Ministro não descarta "outras alternativas" quanto à origem do surto

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 nov (Lusa) - O ministro da Saúde admitiu hoje que a empresa Adubos de Portugal está a ser alvo de uma investigação mais profunda, quanto à origem do surto de legionella, mas não descartou outras hipóteses.

Paulo Macedo lembrou ainda que já houve vários surtos em que nunca se identificou a fonte.

Falando aos jornalistas à margem da inauguração de um novo edifício de ambulatório do Hospital Lusíadas Lisboa, Paulo Macedo lembrou que logo no domingo houve um conjunto de testes concluídos preliminarmente e um conjunto de conclusões que levaram as autoridades a pedir o encerramento das várias torres de refrigeração para limpeza e para nova mensuração de valores.

Descartada logo de início, após testes, a possibilidade de o foco estar na água fornecida pela EPAL, foi feita mensuração as extremidades da rede, tendo-se detetado "várias pistas epidemiológicas, das torres de refrigeração e de alguns pontos relativamente a pontos de água que pudessem fazer aerossóis".

"Neste momento, nas 24 horas seguintes, o que se fizeram foi testes adicionais e desses surgiram algumas confirmações", que apontaram, em especial, para "uma das áreas que mereceu uma análise de maior rigor imediata que está a decorrer no terreno", afirmou o ministro, quando questionado sobre a empresa Adubos de Portugal.

Paulo Macedo, contudo, não se quis alongar mais, afirmando não querer "causar qualquer ruído", uma vez que o ministro do Ambiente "já disse o que tinha a dizer".

Hoje o ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia, Jorge Moreira da Silva, anunciou uma ação inspetiva extraordinária à empresa Adubos de Portugal, em Vila Franca de Xira, para averiguar um eventual crime ambiental.

AL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.