Legionella: Bruxelas segue situação em Portugal e já pediu avaliação de risco

| País
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 11 nov (Lusa) -- A Comissão Europeia está a acompanhar de perto o surto de legionella em Portugal, o maior de sempre registado no país, e já pediu ao Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças uma avaliação rápida de risco.

O porta-voz da Comissão Europeia para a Saúde, Enrico Brivio, disse à Lusa que, independentemente de um surto da doença dos legionários não ser propriamente encarado como uma ameaça transfronteiriça à saúde, já que é por regra um evento local sem transmissão entre os seres humanos, Bruxelas está a monitorizar de perto a situação, consciente de que se trata "do maior surto de sempre de legionella em Portugal".

"A Comissão está a monitorizar de perto os acontecimentos com o apoio da ECDC (a sigla em inglês do centro europeu de controlo e prevenção de doenças) e da ELDSNet (a rede europeia de vigilância da doença dos legionários), que está a monitorizar ativamente casos de legionella relacionados com viagens, em contacto com o respetivo ponto de contacto da ELDSNet em Portugal", referiu, acrescentando que a Comissão já pediu à ECDC uma avaliação rápida de risco, que deverá ser entregue nos próximos dias.

Por outro lado, acrescentou, as autoridades de saúde pública dos Estados-membros recebem regularmente informação atualizada sobre os desenvolvimentos da situação através do sistema de resposta e alerta rápido da União Europeia.

O executivo comunitário, apontou, tem conhecimento de que o surto de legionella está a ser lidado pelas autoridades de saúde de Portugal "como uma grande emergência de saúde pública", envolvendo especialistas das mais diversas áreas, que estão "a assegurar-se de que as medidas necessárias estão a ser implementadas para controlar o surto".

O surto da doença do legionário em Portugal já matou cinco pessoas e infetou outras 264.

Todos os casos, de acordo com a Direção Geral da Saúde portuguesa, "têm ligação epidemiológica ao surto que decorre em Vila Franca de Xira".

A doença do legionário transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

ACC // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.