Nove infectados com 'legionella' internados em hospitais de Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 nov (Lusa) -- Nove pessoas infetadas com a bactéria 'legionella' estavam hoje de manhã internadas em hospitais do Centro Hospitalar Lisboa Central, das quais seis em enfermarias em situação estável e três nos cuidados intensivos, indicou a assessora de imprensa do CHLC.

Dois outros doentes com suspeita de estarem infetados com a referida bactéria estão nas urgências de hospitais do CHLC, adiantou a assessora, que assegurou que todos os infetados são oriundos de Vila Franca de Xira e Loures.

Na madrugada de hoje, estavam internadas em hospitais do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) apenas seis pessoas infetadas com "legionella", segundo uma fonte oficial da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

O número hoje anunciado em Lisboa representa um aumento de três em relação à madrugada de hoje, mas a assessora ainda não tinha informação sobre se tratavam de novos casos ou de doentes transferidos dos hospitais de Vila Franca de Xira e Loures.

A assessora do CHLC referiu ainda que os nove doentes têm entre 30 e 80 anos e são oriundos de Vila Franca de Xira e de Loures.

Na madrugada de hoje, uma fonte oficial da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo referiu que o número de pessoas infetadas com a bactéria 'legionella' tinha subido para 33 e que todos os casos eram oriundos da região de Vila Franca de Xira.

Segundo a mesma fonte, dos 33 casos confirmados, 27 pessoas estavam internadas no Hospital de Vila Franca de Xira, uma em estado grave, e seis em hospitais de Lisboa.

"São todos oriundos da região de Vila Franca de Xira", sublinhou a mesma fonte, acrescentando que continua "sob investigação" o que esteve na origem da infeção.

Na sexta-feira deram entrada no Hospital de Vila Franca de Xira 27 pessoas com queixas do foro respiratório, tendo mais tarde aquela unidade hospitalar confirmado tratar-se de infetados com a bactéria 'legionella'.

Em declarações à Lusa, o diretor-Geral de Saúde, Francisco George, disse que, "ao que tudo indica", os casos de infeção por 'legionella' circunscrevem-se ao concelho de Vila Franca de Xira.

Das 27 pessoas internadas em Vila Franca de Xira, sete estavam nos Cuidados Intensivos e Intermédios, sendo que uma destas estava "ventilada". "É o que está pior", referiu fonte oficial do Hospital Reynaldo dos Santos.

A bactéria "legionella" é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

MC (JRS/JGS) // GC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.