Doze concelhos sob risco máximo de incêndio

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 jul (Lusa) -- Doze concelhos dos distritos da Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Faro estão hoje sob risco máximo de incêndio, apesar da previsão da descida de temperatura, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, sob risco máximo de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Oleiros (Castelo Branco), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira e Tarouca (Viseu) e Pampilhosa da Serra (Coimbra).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 110 incêndios que foram combatidos por 1.739 operacionais, com o auxílio de 454 veículos.

O IPMA prevê para hoje no norte e centro do continente céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral e com neblina ou nevoeiro, em especial até ao final da manhã e vento fraco, soprando moderado do quadrante oeste durante a tarde.

No sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã no litoral oeste a sul de Sines e vento em geral fraco de noroeste, rodando para sudoeste durante a tarde no sotavento algarvio, e soprando moderado no litoral oeste a partir do final da manhã.

Na Madeira e nos Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado e vento em geral fraco.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e na Guarda prevê-se uma máxima de 27 graus Celsius, em Faro e Santa Cruz das Flores 26, no Porto 21, Castelo Branco, Bragança e Beja 32, Évora 33, Funchal 24 e em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 25.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

FC Porto (Voleibol): O grito audaz das tricampeãs. Crónica de jogo

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-2), no Dragão Arena, e volta assim a estar em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (2-1), disputada à melhor de cinco.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.