Rota turística sobre a cal e o barro de Querença arranca em 2015

| País
Porto Canal / Agências

Loulé, 31 out (Lusa) -- A rota turística e cultural "Caminhos da Cal e do Barro" está em desenvolvimento no âmbito no Algarve do "Projeto Querença" e vai ser lançada no início de 2015.

Segundo disse Lusa a responsável pela rota Susana Calado Martins, a par do projeto empresarial, esta rota usa a cal e o barro, enquanto elementos naturais e tradicionais do interior do Algarve, como pretexto para conhecer o território e entendê-lo em termos físicos e naturais assim como as pessoas que nele vivem e viveram e as atividades que nele se têm desenvolvido.

Atualmente, está a decorrer a segunda edição do "Projeto Querença" -- que adota o nome daquela freguesia do concelho de Loulé - lançado em 2011 para combater o despovoamento do interior algarvio, dar nova dinâmica à economia local e permitir que jovens criem novos produtos e empresas.

A rota vai ser apresentada no sábado e no domingo durante o seminário "A Cal e o Barro como produtos culturais e turísticos" que vai decorrer no auditório da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença.

O programa de sábado, 01 de novembro, está preenchido com várias palestras, uma delas sobre a rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz e outra sobre o Museo da Cal de Morón, localizado em Sevilha, Espanha.

No domingo, os participantes vão ter oportunidade de aprender a preparar a tinta de cal e a adicionar-lhe pigmentos naturais recolhidos a partir das rochas do território para obter as cores que eram tradicionalmente utilizadas na época em que a cal era o produto mais utilizado para pintar as casas.

Apesar de ter caído em desuso, a cal continua a fazer parte da memória dos mais antigos e Susana Calado Martins contou que algumas pessoas da aldeia lhe deram informações de como preparavam as tintas.

As propriedades desinfetantes da cal são por vezes comentadas pelas pessoas que a usavam.

"Há pessoas que dizem que antigamente caiavam as casas e tinham as paredes brancas e em condições e que quando começaram a usar as tintas as paredes começaram a ficar bolorentas, porque a tinta não deixa as paredes respirarem e a cal deixa", disse Susana Calado Martins.

SCYS // ZO

Lusa/fim.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.